Já faz tempo que o mercado automotivo europeu não está lá essas coisas. Sorte nossa. Ganhamos atenção especial dos fabricantes e projetos voltados à necessidade e ao bolso dos emergentes. É seguindo essa filosofia que nasce o Peugeot 301, para ocupar o espaço do 207 Passion, como uma espécie de 208 três volumes. O modelo, fabricado inicialmente só na Espanha, será apresentado no Salão de Paris, em setembro, e, dois meses depois, começará a ser vendido na Turquia. Segue então para a Europa Central e Oriental, Oriente Médio, Golfo Pérsico e alguns países africanos e da América Latina. Deve chegar ao Brasil em 2013, onde será produzido na fábrica de Porto Real (RJ).

O porte do carro será o mesmo de Cobalt e Versa: comprimento de 4,44 m e entre-eixos de 2,65 m. O espaço para malas ficará na casa dos 500 litros. Na motorização, as opções são muitas, mas a marca deixou claro que a mecânica será adaptada a cada mercado. Aqui, deveremos ter versões 1.4 e 1.6. O grande atrativo será a ampla gama de itens de série: além de airbag duplo e ABS, que já serão obrigatórios, o 301 deverá sair de fábrica com ar, bluetooth e chave com comando a distância. Outra vantagem do modelo francês será o visual. A julgar por essas primeiras imagens, o 301 tem um design muito mais harmônico que seus rivais.

NISSAN VERSA

Sucesso instantâneo, o japonês produzido no México tem motor 1.6 e gerou longas filas de espera nas concessionárias.

CHEVROLET COBALT

O sedã, por enquanto, é vendido apenas com motor 1.4, mas uma versão 1.8 com câmbio automático vai chegar em breve.