No início de novembro, uma grande polêmica tomou conta do lançamento do novo Fox, em Brasília. Constantes ruídos nos novos motores 1.0 VHT – que equipam Gol, Voyage e Fox – atormentavam os proprietários. O problema havia sido apontado em meados de outubro, quando a Volks disse não saber do que se tratava, mas, analisando o problema mais a fundo, apontou como causa uma deficiência na lubrificação do motor.

Segundo a montadora, a falha foi provocada por uma alteração da especificação do óleo usado nestes motores, ocorrida no ano passado – quando os motores receberam a nova tecnologia VHT no intuito de atender aos novos limites de emissões, o que, de quebra, melhorou seu rendimento. “A ocorrência é provocada, em determinadas situações, pela perda das propriedades de lubrificação do óleo, em função da ação do álcool combustível no tipo de óleo utilizado”, disse a Volks em comunicado oficial. Alegando que a existência destes ruídos não afeta a segurança dos usuários, a marca decidiu não realizar um recall para solucionar o problema (uma vez que recalls só são obrigatórios em casos de risco à segurança e são prejudiciais à imagem da marca).

A solução encontrada pela montadora foi, então, substituir o lubrificante usado no motor (voltando à especificação de óleo original, de antes da mudança), orientar o proprietário a trocar o óleo do motor a cada seis meses ou dez mil quilômetros, assim como estender o prazo de garantia de motor e câmbio de três para quatro anos. Nada será cobrado do consumidor, que pode agendar os serviços mencionados em qualquer concessionário da Rede Autorizada Volkswagen. Os proprietários que, por ventura, não tiverem conhecimento dos respectivos agendamentos serão convocados pela marca por meio de uma carta-convite.

Segundo uma revista nacional de grande circulação, um recall envolvendo os cerca de 600 mil modelos com possibilidade de apresentar o problema custaria cerca de R$ 1 bilhão à Volkswagen, pois seria necessária a troca de todos o motores. A montadora afirma ter o conhecimento de cerca de 400 casos apenas. Para mais informações e orientações, entre em contato com o Centro de Relacionamento com Clientes (CRC), por meio do telefone 0800 019 5775.