Apps&Games: Horizon Chase é uma corrida à moda antiga

370

Com visual retrô em tributo aos clássicos videogames 16-bit das décadas de 1980 e 1990, o Horizon Chase é especialmente interessante para quem já tem seus 30/40 anos. Inspirado em jogos como Enduro, Out Run, Lotus Turbo Challenge e Rush, o game tem trilha sonora também retrô (de Barry Leich, criador das músicas desses jogos citados.

Mas não só saudosistas gostarão dele, pois a jogabilidade é melhor que a de muitos jogos mais modernos. E por isso mesmo o game, desenvolvido totalmente no Brasil, foi muito premiado desde o lançamento, há pouco mais de um ano. Está disponível para Android (200 MB) e iOS (587 MB) gratuitamente, mas com apenas cinco pistas e dois carros para “degustação”. O jogo completo, com nove copas – que incluem 36 cidades, 82 pistas e mais 16 carros que são desbloqueados com as vitórias – custa R$ 9,99 (Android) ou US$ 2,99 (iOS).

Cada copa tem três cidades e uma prova bônus, cada uma com cenários diferentes e deslumbrantes – das cidades de Los Angeles e Santiago do Chile ao Deserto do Atacama, passando pelo Vale da Morte. As provas ocorrem de noite ou de dia, e é possível competir online com amigos via Google Games ou Facebook.

Os controles são simples: o dedo esquerdo controla o volante; o direito, o acelerador (ao parar de acelerar ele freia sozinho). Para não ficar sem gasolina, colha tanques que aparecem na pista. Conforme se vai evoluindo, dá para usar o dinheiro ganho para incrementar os carros e comprar novos. Não é um game fácil. A principal dica para vencer é evitar batidas nas ultrapassagens – quando você tem que surpreender os adversários. O botão Nitro dá uma ajuda, mas só pode ser usado três vezes por prova.