Você não entra num CLA 45 AMG; você o veste. Carro “vestido” (bancos justinhos, posição de dirigir baixa,volante na altura do pescoço, comandos perto da mão, instrumentos instigando os olhos), é hora de ligar a fera. Você vira a chave e o motor mostra toda a sua energia dentro do capô. Deixaria muitos V8 e V12 orgulhosos, mas estamos falando de um humilde 4 cilindros 2.0 turbo. Bem, não tão humilde assim: o primeiro 4 cilindros fabricado pela AMG (divisão esportiva da Mercedes-Benz) tem 360 cv de potência, 45,9 kgfm de torque e é capaz de fazer 14,5 km/l de gasolina (na Europa, e sem fincar o pé). Um belo trabalho da AMG, que está muito mais acostumada a lidar com enormes blocos V8 e V12.

A Daimler chama o Mercedes CLA de “cupê de quatro portas”, assim como seu irmão maior CLS, que o inspirou. É, pode ser. Mas não é errado vê-lo como um sedã que levou ao extremo o alongamento da coluna traseira até o porta-malas – que, aliás, abre somente até o vidro, como qualquer carro três volumes. Mas isso não importa. O Mercedes CLA 45 AMG inaugura um novo segmento de mercado, assim como fizeram o CLS (2004) e o CLS 63 AMG Shooting Brake (2012). Por enquanto, o sedã-cupê ou cupê-sedã da estirpe AMG não tem concorrentes diretos. Bom saber, portanto, que ele chegará ao Brasil no segundo semestre de 2014 (na Europa será lançado ainda no primeiro semestre), com preço estimado em R$ 280.000.

Mas não é só o motor e o interior com acabamento em couro e costuras vermelhas que fazem esse CLA 45 AMG ser uma fera. O carro vem equipado com a excelente transmissão AMG Speed DCT 7-speed, cujas sete marchas podem ser buscadas no modo automático ou manualmente, pela alavanca e pelas borboletas atrás do volante. O CLA normal é o primeiro sedã da Mercedes com tração dianteira, mas essa versão 45 AMG vem equipada com a tração integral AMG 4Matic. Portanto, com tração permanente nas quatro rodas, o CLA 45 AMG oferece muito mais estabilidade nas curvas e segurança na chuva, por exemplo. Sua aceleração de 0-100 km/h é surpreendente para um motor 2.0: apenas 4,6 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

Se o CLA é uma aposta da Mercedes-Benz num público mais jovem, o CLA 45 AMG estende essa juventude para senhores acima de 50 anos, mas com espírito jovem, que estão entrando no maravilhoso mundo dos modelos AMG. Além de inaugurar o downsizing na linha de propulsores da AMG, esse motor de 1991 cm3 de cilindrada pertence à família Blue-Direct, que injeta o combustível diretamente no centro das quatro câmaras de combustão. Para desenvolver tanta potência, o bloco 2.0 conta com dois turbocompressores que trabalham a 1,8 bar de pressão. O sistema de refrigeração trouxe vários componentes do SLS AMG. Aliás, na AMG a filosofia que impera é “um homem, um motor”. Ou seja: todo o processo de montagem do motor é feito por apenas um engenheiro, do começo ao fim. O trabalho se encerra com a aplicação de uma plaqueta no bloco, com o nome e a assinatura do engenheiro responsável pela montagem.

A transmissão de sete marchas tem dupla embreagem e colabora muito para o ótimo desempenho desse esportivo. Com um handling excepcional, resultado da direção elétrica leve, mas direta, o CLA 45 AMG oferece três programas de condução ao motorista, mais moderada ou mais agressiva, e também a função Race Start, para obter o máximo em aceleração.

Nosso test-drive nas estradas da região de Affalterbach, onde fica a fábrica da AMG na Alemanha, durou cerca de uma hora, contando o tempo disponibilizado para as fotos. Em alguns trechos foi possível acelerar bastante e sentir a determinação dos 360 cavalos que empurram o carro. Rodando devagar ele comporta-se como um bichinho de estimação, mas basta um “kick-down” no acelerador para ele ficar arisco como um leopardo. O sistema AMG 4Matic trabalha em conjunto com o 3-stage ESP (controle de estabilidade de três estágios) e o ESP Curve Dynamic Assist (que oferece o melhor balanço para as diferentes situações de curvas). O motorista pode mudar o estágio do ESP apertando um botão no painel. Ajudam muito no conjunto os largos pneus 235/40 R18 e os discos de freios de 350 x 32 mm na frente e 330 x 22 mm na traseira.

Quanto ao design, cuja beleza você pode ver pelas fotos, a Mercedes diz que qualquer semelhança com o CLS 63 AMG é absolutamente intencional. Não há dúvidas de que o irmão mais novo tem o mesmo DNA impulsivo do primogênito nesta família AMG.