Os sistemas de recuperação de energia são fundamentais nos híbridos e elétricos atuais, aproveitando a força das frenagens para alimentar as baterias. Mas a Audi quer dar um passo adiante nesta tecnologia e anunciou que trabalha atualmente em um sistema de amortecedores capazes de gerar eletricidade.

Batizado de eRot (elétrico rotacional), o protótipo troca os amortecedores hidráulicos por conjuntos eletromecânicos, que convertem energia cinética em elétrica no amortecimento e no estiramento. O sistema funciona por meio de um braço mecânico, que absorve o movimento das rodas e transmite as vibrações para um conjunto de engrenagens que movem um moto-gerador. Nos testes realizados pela montadora, o resultado foi a recuperação de média de 100 a 150 watts ao circular em ruas e rodovias alemãs (ou seja, com o asfalto perfeito), chegando a até 613 watts em vias com pavimento irregular.

O sistema ainda não tem previsão para chegar aos carros de produção. Um pré-requisito para a instalação do sistema é a existência de um sistema elétrico de 48 volts. Atualmente, os automóveis de produção são equipados com sistemas de 12 volts, podendo chegar a 24 volts em alguns veículos militares.