Desde os lendários Audi Quattro dos anos 1980, os esportivos da marca alemã são reconhecidos pelo seu sistema de tração integral. Contrariando essa lógica, a montadora apresentou no Salão de Frankfurt o R8 V10 RWS, uma edição limitada a 999 unidades — nas carrocerias Coupé e Spyder — que se diferencia do R8 normal pela tração apenas nas rodas traseiras.

Pesando até 50 kg a menos que o R8 com tração integral. O RWS foi planejado com foco na diversão que só um carro de tração traseira permite. É possível até fazer drifts controlados, ao selecionar o modo de condução Dynamic e a configuração Sport do controle de estabilidade. O motor é um 5.2 V10 aspirado de 540 cv, que permite ao esportivo atingir os 320 km/h.

No visual, o R8 RWS se destaca pelo acabamento em preto mate da grade e aberturas de ar na dianteira e na traseira. No Coupé, o sideblade superior recebe ainda um acabamento em preto brilhante. Ainda na carroceria Coupé, é possível encomendar uma listra vermelha que se estende pelo capô, teto e traseira, com desenho similar a aplicada no R8 LMS GT4.

As vendas da edição limitada começam neste mês no mercado europeu. As primeiras entregas estão previstas para o início de 2018.