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Diferentemente da versão Griffe THP (Turbo High Pressure), que na linha 2016 recebeu motor 1.6 turbo flex de 173 cv de potência com etanol (leia mais aqui), o Peugeot 308 1.6 manual não mudou mecanicamente, só no visual. Mas guardadas as devidas proporções, ele não deixa a desejar no quesito desempenho. Sob o capô, ele tem bloco aspirado 1.6 de 122 cv de potência com etanol e de 115 cv utilizando gasolina. É menos potente comparado ao rival Ford SE 1.6 – 131 cv (g) e 135 cv (e) – ambos comercializados na faixa de R$ 69.000. Contudo, o brilho desse três-zero-oito está no seu comportamento.

Ao volante, aparecem boas respostas em baixos e em médios giros possibilitando uma dirigibilidade precisa; o hatch médio deslancha sem esforços. Coopera para esse fôlego o câmbio manual de cinco marchas, com engates curtos e justos. E para ajudar o motorista a economizar combustível, o 308 manual agora possui Gear Shift Indicator (GSI), que informa no quadro de instrumentos qual o melhor momento para engatar ou reduzir as marchas. Durante nossa avaliação em trechos rodoviários, o hatch médio da Peugeot fez médias de 12.1 km/l com etanol.

E não é só no conjunto motor-câmbio que o Peugeot 308 agrada. As suspensões retrabalhadas tem calibração macia na medida certa, oferecendo equilíbrio e estabilidade nas curvas, além de filtrarem e absorverem bem as imperfeições ou outras irregularidades do asfalto. Devido a essa nova calibração da suspensão, a dirigibilidade do 308 foi beneficiada e está mais precisa. Além disso, quando comparado ao modelo anterior, tanto o pedal do acelerador quanto o do freio ganharam um acionamento mais progressivo.

Se o visual do exterior mudou com o facelift, por dentro, a cabine também acompanhou essa evolução. Chama a atenção os materiais de qualidade, sensíveis ao toque, utilizados no acabamentos, assim como o quadro de instrumentos com grafia revista e as novas espuma dos assentos – mais macias no assento e no encosto e mais firmes nas abas laterais para ajudar a segurar o corpo na curvas. Outra novidade no interior é a nova central multimídia com HD interno de 16GB de capacidade e tecnologia que permite espelhar o conteúdo do smartphone, que é compatível com o sistemas MirrorLink (para Android) e CarPlay (iPhone 5 ou superior). Há ainda o aplicativo LinkMyPeugeot, que pode ser baixado gratuitamente para Android ou IOS e que permite monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação à pé depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outras funções.   

Ficha técnica
Preço básico: R$ 69.990
Carro avaliado: R$ 69.990

FICHA TÉCNICA
Peugeot 308 Allure 1.6 manual
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V
Cilindrada: 1593 cm3
Combustível: flex
Potência: 115 cv a 6.000 rpm (g) e 122 cv a 5.800 rpm (e)
Torque:  15,5 kgfm a 4.000 rpm (g) e 16,4 kgfm a 4.000 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: eletro-hidráulica
Suspensão: Rodas independentes, pseudo McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,292 m (c), 2,064 m (largura contando os retrovisores), 1,518 m (a) Entre-eixos: 2,608 m
Pneus: 225/45 17
Porta-malas: 430 litros
Tanque: 60 litros
Peso: 1.318 kg
0-100 km/h: Etanol: 11s (g) e 10s3 (e)
Velocidade máxima: 191 km/h (g) e 196 km/h (e)
Consumo: não disponível
Nota do Inmetro: não participa