Avaliação: BMW X1 xDrive25i Sport

16888

Das três versões do novo BMW X1, que apresentamos no mês passado, a mais potente é a xDrive25i Sport, que usa o mesmo motor 2.0, porém configurado para entregar 39 cv a mais (231 contra 192 cv) e mais força nos quatro cilindros (35,7 contra 28,5 kgfm). Mas a grande vantagem dessa versão topo de linha é a tração inteligente xDrive 4×4. O câmbio é o mesmo das outras versões: automático sequencial de oito marchas, com trocas de manuais por meio de shift paddles.

Graças à potência extra, à tração nas quatro rodas e aos pneus de perfil mais baixo, o X1 25i Sport (R$ 199.950) é um pouco mais agradável de dirigir do que o 20i GP (R$ 166.950) e o 20i X-Line (R$ 179.950). As rodas aro 19 e os pneus 225/45 deixam o BMW X1 4×4 mais estável, é verdade. Entretanto, ele não tem grande aptidão para rodar na terra, pois seus pneus são muito baixos e as rodas sofrem até com os pisos ruins do asfalto brasileiro. De qualquer forma, a vantagem do sistema xDrive não deve ser desprezada quando o carro roda em asfalto molhado – ele é muito mais seguro e isso torna as viagens mais tranquilas.

De resto, a única coisa diferente das outras versões do novo X1 é o design do para-choque e o acabamento do rack de teto (no 4×4, tem uma linha preta brilhante). O carro é completíssimo e traz de série os 20 itens que listamos para dar a nota de equipamentos (incluindo piloto automático, câmera de ré, teto solar panorâmico e volante de couro). A central multimídia tem navegador por GPS, tela de 6,5” e as mais diversas conexões (da nossa lista, só faltam DVD e entrada HDMI). Além disso, obteve cinco estrelas no crash-test do Euro NCap.

Assim com as duas versões com tração dianteira, o X1 4×4 foi avaliado com o motor a gasolina. Em março começa a produção do motor flex, que chegará em breve às concessionárias, com as mesmas potências do atual 2.0. Para quem não busca um 4×4 para andar na terra – na verdade, a maioria dos compradores de crossovers –, o BMW X1 xDrive25i Sport é um carro que entrega boa dinâmica, uma posição de dirigir correta, bagageiro espaçoso e elegância sem ostentação.

—–

Ficha técnica:

BMW X1 xDrive 25i Sport

Preço básico: R$ 199.950
Carro avaliado: R$ 199.950
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta, duplo comando variável, start-stop
Cilindrada: 1998 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 231 cv de 5.000 a 6.250 rpm
Torque: 35,7 kgfm de 1.250 a 4.500 rpm
Câmbio: automático sequencial, oito marchas
Direção: elétrica
Suspensões: independentes (d/t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: 4×4
Dimensões: 4,454 m (c), 1,821 m (l), 1,598 m (a)
Entre-eixos: 2,670 m
Pneus: 225/45 R19
Porta-malas: 505 litros (1.550 litros com o banco rebatido)
Tanque: 61 litros
Peso: 1.540 kg
0-100 km/h: 6s5
Velocidade máxima: 235 km/h
Emissão de CO2: sem dados
Consumo: não divulgado
Nota do Inmetro: não participa

blog comments powered by Disqus