Avaliação: Citroën C4 Lounge Origine se destaca pelo custo-benefício

Com o mesmo motor 1.6 turbo flex de 173 cv das versões mais caras, o C4 Lounge Origine se destaca pelo custo-benefício imbatível

9039

Raros são os modelos cujas versões de entrada são as de melhor custo-benefício da linha. E um desses carros é o Citroën C4 Lounge Origine, que, além de ser um dos sedãs médios mais baratos do mercado brasileiro, é um dos poucos a oferecer a combinação do motor turbo com o câmbio manual. Com preço de R$ 75.590, o C4 Lounge Origine, equipado com motor 1.6 flex de 173 cv e câmbio manual de seis marchas, perde apenas para as versões do Toyota Corolla voltadas para frotistas. Além disso, ele custa cerca de R$ 5.000 a menos que o seu concorrente mais próximo, o VW Jetta Trendline manual, que está equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio de seis marchas. Quem faz questão do motor turbo só vai encontrar outra opção no Chevrolet Cruze (R$ 91.790).

Vendido no Brasil desde 2013, o modelo conserva exatamente a mesma cara há quase quatro anos, enquanto os concorrentes já passaram por reestilização (Fluence, Jetta e 408) ou ganharam novas gerações (Civic, Cruze e Corolla). Mas o C4 Lounge ainda tem as suas qualidades: o desenho da carroceria agrada, assim como a qualidade dos materiais de acabamento e o conforto para os passageiros do banco traseiro, que contam com saídas de ar-condicionado. Na lista de equipamentos, o C4 Origine traz o mínimo para garantir o conforto dos ocupantes. Tem ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, rodas de liga leve de 16”, rádio com conexão bluetooth, painel digital, piloto automático, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas e isofix.

Com preço competitivo e uma lista de equipamentos correta, o C4 Lounge se destaca também por ser um carro bom de guiar. A direção é direta e a suspensão (recalibrada na linha 2017), ganhou firmeza, mas ainda é macia. Já o conjunto motor/câmbio tem respostas excelentes e garantem ao sedã de visual pacato um desempenho de esportivo: 0-100 km/h em 9s1 e máxima de 215 km/h. Para ficar melhor, apenas o câmbio poderia ser um pouco mais longo e com engates mais macios. Se você está de olho em um sedã médio, não liga para centrais multimídia sofisticadas e não abre mão do conforto e de um bom desempenho, o C4 Lounge Origine merece sua atenção.


Ficha técnica:

Citroën C4 Lounge 1.6 Origine

Preço básico: R$ 75.590
Carro avaliado: R$ 77.080
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: flex
Potência: 166 cv a 6.000 rpm (g) e 173 cv a 6.000 rpm (e)
Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
Câmbio: manual, seis marchas
Direção: eletro-hidráulica
Suspensões: McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,621 m (c), 1,789 m (l), 1,505 m (a)
Entre-eixos: 2,710 m
Pneus: 205/55 R16
Porta-malas: 450 litros
Tanque: 60 litros
Peso: 1.430 kg
0-100 km/h: 9s3 (g) e 9s1 (e)
Velocidade máxima: 215 km/h
Consumo cidade: 10,5 km/l (g) e 7,1 km/l (e)*
Consumo estrada: 13,2 km/l (g) e 9 km/l (e)*
Emissão de CO2: 115 g/km
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: A (Grande)*
*Dados da versão Origine com câmbio automático

blog comments powered by Disqus