Avaliação: Citroën C4 Lounge é revolução francesa em forma de turbo

10573

O que Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta e Citroën C4 Lounge têm em comum? Todos são oferecidos unicamente com motor turboflex. Aliás, essa é a grande novidade da linha 2017 do Citroën. E o francês aposta no preço para fazer sua revolução turbinada: de R$ 72.590 (Origine MT) a R$ 94.990 (Auto Exclusive com navegador). DE entrada, custa menos que os rivais Cruze LT (R$ 89.990) e Jetta Trendline (R$ 81.990). No Honda Civic, só a versão Touring (R$ 124.900) é turbo. Será a vez do C4 Lounge entrar para a lista dos mais vendidos do segmento? São 2.780 vendas no ano, à frente de Mitsubishi Lancer (1.514), Fiat Linea (1.169), Kia Cerato (1.164), Hyundai Elantra (104) e Peugeot 408 (47).

É natural que o 1.6 turbinado flex do C4 Lounge entregue mais potência (173 cv) comparado aos 1.4 turbinados de Jetta (150 cv) e Cruze (153 cv), todos com etanol. O Citroën ficou mais eficiente com a chegada do câmbio manual de seis marchas (antes, cinco) – o mesmo do DS 3, com diferencial encurtado em 10%. A transmissão automática de seis velocidades também é nova e tem função Eco (diminui o consumo em 5%). Segundo o fabricante, essas duas novas caixas reduziram o consumo em 17% e 11%, respectivamente. Outras novidades são o sistema volt vontrol (gestão da bateria), o controle de estabilidade e o assistente de partida em rampas, tudo de série para todas as configurações.O C4 Lounge continua divertido de dirigir, principalmente pelo bom torque (15,9 kgfm já a 1.000 rpm) e pelo pouco turbo lag. Espere por respostas rápidas, com boas mudanças de marchas; a versão manual traz indicador de trocas.

Outro destaque está na direção direta ao esterço. A suspensão dianteira permitem boa dinâmica e estreiam novos amortecedores (ligeiramente mais firmes que os anteriores), enquanto a traseira permanece inalterada. A estrela da cabine do C4 Lounge é a nova central multimídia com tela de 7” sensível ao toque. Ela traz recursos como o espelhamento de smart-phone via Mirror Link (Android) e Aplle CarPlay (iPhone). Outra funcionalidade é o aplicativo Link MyCitroën, que informa consumo de combustível, localização, percurso, quilômetros percorridos e próxima revisão. Será que dessa vez o C4 Lounge emplaca?

—–

Ficha técnica

Citroën C4 Lounge Auto Exclusive

Preço básico: R$ 72.590
Carro avaliado: R$ 94.990
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 166 cv a 6.000 rpm (g) e 173 cv a 6.000 rpm (e)
Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: eletro-hidráulica
Suspensões: McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,621 m (c), 1,789 m (l), 1,505 m (a)
Entre-eixos: 2,710 m
Pneus: 225/45 R17
Porta-malas: 450 litros
Tanque: 60 litros
Peso: 1.487 kg
0-100 km/h: 9s4 (g) e 9s1 (e)
Velocidade máxima: 215 km/h (g/e)
Consumo cidade: 10,5 km/l (g) e 7,1 km/l (e)
Consumo estrada: 13,2 km/l (g) e 9 km/l (e)
Emissão de CO2: 115g/km (com etanol = 0 g/km)
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Grande)