Avaliação: Fiat Mobi confirma evolução com novo câmbio GSR

5772

O Fiat Mobi é seguramente o carro que mais evoluiu no Brasil nos últimos 12 meses. Quando foi lançado, o Mobi pecou por trazer um motor ultrapassado e ser mais caro do que o bom senso recomendava. Então a Fiat começou a trabalhar em seu carro urbano. A primeira coisa que fez foi baixar o preço, vendendo-o promocionalmente a R$ 29.990 (hoje R$ 31.990). Depois, introduziu o motor Firefly 3 cilindros 1.0 na nova versão Drive. Só isso já deixou o carro muito mais ágil e econômico. Mais tarde melhorou o antigo motor 4 cilindros 1.0 e ganhou nota A no ranking de consumo do Inmetro. Agora, com o lançamento da versão Drive GSR, o Mobi confirma sua evolução.

Já em sua linha 2018, o Mobi Drive conseguiu uma elogiável combinação entre o motor Firefly e o câmbio GSR-Comfort. Trata-se de um automatizado de embreagem simples que transformou o Mobi no carro 1.0 mais econômico do Brasil (ganhou até do Volkswagen Up TSI). “Não temos a pretensão de ser um automático, mas sim um automatizado mais confortável”, explicaAdriano Resende, responsável pelo Brand Fiat na FCA.

O Mobi Drive GSR cumpre o que promete.Rodando, o carro reduziu os solavancos que surgem a cada mudança de marcha de um câmbio automatizado com embreagem simples. E o Mobi Drive GSR pode até eliminar essa sensação se o motorista se acostumar a dirigi-lo do jeito certo. Com as borboletas atrás do volante, as trocas de marcha passam a ser interessantes e acentuam uma certa esportividade do Mobi. No kick down (afundar o pé de uma vez no pedal), ele reduziu de quinta para segunda! GSR é a sigla de Gear Smart Ride (condução inteligente da engrenagem, numa tradução livre).

O Mobi GSR identifica se o carro está numa subida através do inclinômetro. E também sabe se a rampa é leve ou forte, colocando o motor na rotação ideal. Esse câmbio tem bomba de pressão elétrica e atuadores hidráulicos. Outro detalhe que pode agradar a um público mais descolado, é o controle do câmbio por botões no console e não na alavanca. O GSR-Comfort foi desenvolvido pela Magneti-Marelli. O Mobi Drive GSR custa R$ 44.780, ou seja, exatos R$ 4.130 a mais que o Mobi Drive manual (R$ 40.650).


Ficha técnica:

Fiat Mobi Drive

Preço básico: R$ 40.650
Carro avaliado:
R$ 49.920
Motor:
3 cilindros em linha 1.0, 6V, variador de fase
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: flex
Potência: 72 cv a 6.000 rpm (g) e 77 cv a 6.250 rpm (e)
Torque: 10,4 kgfm a 3.250 rpm (g) e 10,9 kgfm a 3.250 (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 3,566 m (c), 1,633 m (l), 1,502 m (a)
Entre-eixos: 2,305 m
Pneus: 175/65 R14
Porta-malas: 215 litros
Tanque: 47 litros
Peso: 965 kg
0-100 km/h: 14s8 (g) e 13s9 (e)
Velocidade máxima: 161 km/h (g) e 164 km/h (e)
Consumo cidade: 14,0 km/l (g) e 9,8 km/l (e)
Consumo estrada: 15,9 km/l (g) e 11,1 km/l (e)
Emissão de CO2: 89 g/km
Nota do Inmetro: A
Classificação na categoria: A (Microcompacto)

blog comments powered by Disqus