PreviousNext

O Volvo XC60 é daqueles carros que você pode comprar sem medo. É bom, bonito, confiável. Mas faltava uma versão a diesel para quem gosta de fazer viagens longas sem ter que ficar reabastecendo na estrada. Agora não falta mais. O XC60 D5 marca a estreia da Volvo no segmento diesel do mercado brasileiro com um motor 2.4 turbo de 220 cavalos. O “D5” do nome significa que, além de ser a diesel, o bloco tem cinco cilindros. O resultado é um propulsor valente, que entrega bons 44,9 kgfm de torque entre 1.500 e 3.000 rpm.

O Volvo XC60 D5 consegue combinar robustez e potência com bom consumo de combustível. Com autonomia de 12,4 km/l na estrada e tanque de 70 litros, o XC60 a diesel tem um alcance de 868 km. Dá para viajar de Brasília a Ouro Preto (MG) sem reabastecer. Melhor que isso: o carro conta com a tração integral AWD (distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância, de acordo com a necessidade), transmissão automática de seis velocidades com troca de marchas por borboletas (para quem gosta de dirigir mais esportivamente) e um ótimo sistema de entretenimento (tem tela central de 7” e até DVD player).

Rodando, o XC60 D5 é tão bom quanto as outras versões que já avaliamos. O carro tem um comportamento neutro, é confortável, transmite segurança, não cansa e é bonito – mas circula relativamente discreto nas ruas. À venda em duas configurações (Kinectic por R$ 199.950 e Momentum por R$ 224.950), o Volvo XC60 D5 está muito bem posicionado perante os concorrentes a diesel, tanto em preço quanto em potência. Só o Chevrolet Trailblazer é mais barato (R$ 192.090), mas perde em potência (200 cv contra 220 do Volvo) e tem uma concepção antiga, de carroceria sobre chassi.

Ele também é mais potente que o Land Rover Discovery Sport (190 cv por R$ 235.896), o Mitsubishi Pajero Full (200 cv por R$ 209.990/R$ 239.900 nas versões de 3/5 portas), o Toyota SW4 (171 cv por R$ 223.140/R$ 228.210 nas versões de 5/7 lugares) e que o Range Rover Evoque (190 cv por R$ 244.600). Para ter mais que os 220 cavalos do Volvo XC60 D5, só entrando na casa de R$ 290 mil a R$ 400 mil (241 cv no Jeep Grand Cherokee e 258 cv nos alemães Mercedes GLE e BMW X5).

—–

Ficha técnica:

Volvo XC60 D5 Momentum

Preço básico: R$ 199.950
Carro avaliado: R$ 224.950
Motor: 5 cilindros em linha 2.4, 20V
Cilindrada: 2400 cm3
Combustível: diesel
Potência: 220 cv a 4.000 rpm
Torque: 44,9 kgfm de 1.500 a 3.000 rpm (g)
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e multi-link (t)
Freios: disco ventilado (d/t)
Tração: integral
Dimensões: 4,644 (c), 1,891 m (l), 1,713 m (a)
Entre-eixos: 2,774 m
Pneus: 235/60 R18
Porta-malas: 495 litros
Tanque: 70 litros
Peso: 1.903 kg
0-100 km/h: 8s2
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo cidade: 9,5 km/l (g)
Consumo estrada: 12,4 km/l
Consumo nota: C
Emissão de CO2: 188 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: C (Utilitário Esportivo)