Poucos carros conseguem combinar tão bem a versatilidade de um hatch médio com o comportamento nervoso de um carro de mais de 200 cv

Os canivetes suíços e os smartphones mostram como nós amamos as coisas multifuncionais. E se podemos ter nos bolsos esses produtos com dezenas de funções, por que não termos na garagem um automóvel que representa tudo isso? O Volkswagen Golf GTI é um carro que combina como poucos a versatilidade de um carro familiar com o comportamento de um rápido esportivo.

Produzido em São José dos Pinhais (PR) junto com os irmãos mais pacatos (Comfortline 1.0 TSI e 1.6 e Highline 1.4 TSI), o Golf GTI nacional foi o único que manteve o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de seis marchas e a suspensão traseira do tipo multilink dos Golf importados. Sob o capô, o esportivo conservou também o motor 2.0 TSI, que, com 220 cv e 35,7 kgfm, faz o hatch acelerar de 0-100 km/h em 7,2 segundos e atingir 237 km/h de máxima.

O resultado é um carro para quem gosta muito de acelerar. Com muita força desde as rotações mais baixas, o Golf GTI mostra que sair de uma praça de pedágio pode ser tão divertido quanto dirigir rápido em uma estrada, condições em que a direção mostra uma agilidade invejável, a suspensão (mas firme que nas versões normais, mas sem ser desconfortável) mantém o hatch sempre sob controle e o câmbio DSG, com trocas rápidas, não deixa sentir falta de um câmbio manual (para os puristas). Na hora de parar, os freios com disco nas quatro rodas se mostram precisos.

Mas vamos ao outro lado do Golf GTI. Com a mesma carroceria das versões mais pacatas e o porta-malas de 338 litros, o esportivo da linha tem a mesma ótima posição de dirigir e é capaz de levar quatro adultos e alguma bagagem com conforto. E mesmo com o motor de 220 cv, em velocidade constante, conseguimos atingir um consumo rodoviário de 16 km/l. Nada mal para um “hot hatch”.

Com preço inicial de R$ 128.867, o Golf GTI vem equipado com sete airbags, ar-condicionado digital de duas zonas e controles eletrônicos de tração/estabilidade. Mas quem quiser levar um carro como o das fotos terá que desembolsar R$ 162.778, preço do GTI com o teto solar elétrico e o pacote Premium de opcionais, que inclui piloto automático adaptativo, seletor de modos de condução e sistema multimídia Discover Pro com áudio da Fender. Quem preferir tem à disposição ainda o pacote Sport (bancos elétricos com revestimento em couro e rodas de 18 polegadas), que adiciona R$ 5.338 ao preço final.

FICHA TÉCNICA

VW Golf GTI 2.0

Preço básico: R$ 128.867
Carro avaliado: R$ 162.778
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V
Cilindrada:  1984 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 220 cv a 4.500 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automatizada de dupla embreagem, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,268 m (c), 1,799 m (l), 1,456 m (a)
Entre-eixos: 2,631 m
Pneus: 225/45 R17
Porta-malas: 338 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.317 kg
0-100 km/h: 7s2
Velocidade máxima: 237 km/h
Consumo cidade: 10,2 km/l
Consumo estrada: 12,1 km/l
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: D (Médio)
Emissão de CO2: 122 g/km

 

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