Não foi por acaso que a BMW assumiu a liderança do mercado norte-americano em 2011: ela tem feito investimentos pesados na ampliação de sua linha e parece que, quanto maior a oferta, mais consumidores conquista. Como se não bastassem os estranhos X6 e Série 5 GT, mais dois modelos similares chegam em breve – o Série 1 GT (abaixo) e o Série 3 GT. Este último, agrado disfarçado na Alemanha, foi descrito pelo CEO da marca bávara, Norbert Reithofer, como um “modelo de volume que dará um bom lucro”. As linhas são de cupê, mas a posição de dirigir é elevada, e há motores com quatro ou seis cilindros. Será apresentado no Salão de Genebra, em março. Acima, além das imgens de segredo, você confere uma projeção atualizada de como cará o carro pronto.

SÉRIE 1 DUAS PORTAS

Quando o novo Série 1 foi lançado, a marca ficou “devendo” a versão mais esportiva, com duas portas, e a opção de motor seis cilindros. Mas ele chega logo: trata-se do modelo que flagramos (à direita), quase sem disfarces. Ficará com a aparência da projeção que você confere à esquerda.Terá motor 3.0 turbo TwinScroll com 320 cv.

A carroceria é do ActiveHybrid 7, mas os detalhes indicam que se trata do BMW i7: um modelo totalmente elétrico

Conseguimos ainda, em Munique, na Alemanha, os primeiros agras da nova geração do X5, que chega em 2013, também híbrido. Além dele, encontramos também uma mula (carro com uma carroceria conhecida, mas usado para testar a mecânica de um novo produto) do i7, que vem se juntar aos outros ecologicamente corretos modelos i3 e i8, já lançados pela marca.

X5 cresceu O SUV cou maior e poderá ter uma versão de sete lugares para atender à demanda do mercado norteamericano

RENAULT CLIO

Este Clio não deve vir para o Brasil – aqui o espaço do modelo foi ocupado pelo Sandero, mais barato para produzir. Do Clio, só restou uma versão de entrada 1.0 duas gerações atrasadas (com bom custo-benefício). Mas bem que a Renault podia rever seus planos e trazer a nova geração, flagrada em testes, posicionando- a acima do Sandero. Com base no protótipo, fizemos a projeção acima. O motor 1.2 turbo tem 115 cv de potência.

PORSCHE PANAMERA

Já com alguns anos de mercado, chegou a hora de o polêmico e enorme Porsche de quatro portas ganhar uma reestilização. Flagrado com disfarces perto do famoso circuito de Nurburgring, na Alemanha, dá para perceber que o granturismo receberá discretas modificações na dianteira para se alinhar à nova geração do 911. Os faróis mudam e as luzes diurnas de LEDs ficam maiores. Na traseira, apenas os para-choques devem ser modificados.

RENAULT KOLEOS

O leitor Augusto Walger Collaço flagrou o SUV em Curitiba (Paraná). Não é a primeira vez que o Koleos é visto por lá, mas, depois da bem-sucedida experiência com o Duster, não seria má ideia ampliar a oferta de utilitários esportivos. Ele usa a plataforma do Fluence e ficaria bem posicionado acima do Duster para brigar com Sportage, Captiva, CR-V, etc.

HYUNDAI IX45, NOVO SANTA FÉ

A projeção ao lado foi feita com base em protótipos flagrados no Vale da Morte (EUA) e na Escandinávia. Ela mostra como ficarão as linhas do ix45, substituto do cansado Hyundai Santa Fe, que chega ainda este ano, já como modelo 2013. Deve ser apresentado no Salão de Paris e terá uma versão híbrida. O nome e o design mudam para se alinhar com os dos novos modelos da marca coreana, como ix35, Sonata e Elantra.

NOVA CHEVROLET S10

Um leitor, que preferiu não se identificar, flagrou em São Paulo (SP) a nova Chevrolet S10. Nunca a picape havia sido fotografada com tão pouco disfarce. Apresentada anteriormente apenas como conceito, aqui podemos observar em detalhes como ficarão os faróis, as grades e a traseira da versão brasileira, que chega nos próximos meses.

FORD KUGA, O PRIMO RICO

Veja como ficará a versão europeia do americano Ford Escape, primo rico do New EcoSport. Ainda não há confirmação, mas não é impossível que ele seja importado ao Brasil.

VOLKSWAGEN TIGUAN

O Cross Coupé Concept apresentado no Salão de Tóquio, tem porte entre o do Golf e o do Tiguan e a proposta de ser ainda mais esportivo que o crossover SUV atual da marca. Na verdade, ele serve mais para adiantar as linhas de novos modelos da marca. Ele foi a base para esta projeção do Tiguan 2014. O SUV, que acaba de ganhar uma discreta reestilização, ficará mais moderno e ganhará versão híbrida.

NOVO MINI COOPER S 2013

Flagramos o novo Mini Cooper S em testes na Alemanha. O compacto ficará ligeiramente maior e mais largo, com grade dianteira menor, capô mais longo e coluna A mais fina. Na cabine, o bonito, mas pouco prático, velocímetro central será substituído. No S, o motor 1.6 deverá ter 180 cv, e as versões de entrada ganharão um três cilindros com turbo TwinScroll.

EIS O UP! NACIONAL

Confira ao lado a projeção de como ficará a versão quatro portas do novo compacto que sairá da nova fábrica da VW em Pernambuco a partir de 2014. Algumas imagens vazaram na internet e revelam que o design do modelo deverá se manter fiel ao da versão duas portas. O presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall, disse, no entanto, que ele pode ser adaptado ao gosto do brasileiro.

MAZDA MX-5, A VOLTA DO MITO

Com a volta já anunciada da Mazda para o Brasil, o clássico roadster MX-5 será novamente um sonho de consumo. Na projeção acima, baseada em informações de nossas fontes, veja como ficará o modelo 2014. No lugar do 2.0 atual, deverá ter um 1.3 quatro cilindros turbo. A carroceria em alumínio deixará o carro leve para garantir diversão ao volante – prioridade do projeto.

AUDI A9

A Audi, assim como a BMW, continua tentando cobrir todos os nichos possíveis de mercado. O Audi A9 será uma versão mais esportiva, cara e luxuosa que o A8. Na projeção, as linhas quase definitivas do carro, que brigará com Porsche Panamera Turbo e Aston Martin Rapide.

Envie seus flagras para segredos@motorshow.com.br