* Preço das peças baixo / * Desvalorização alta / * Seguro alto

Por conta da nova medida governamental que baixou o IPI, os preços dos carros zero-quilômetro caíram, levando com eles os dos seminovos, que já mostram queda de até 15%. No caso do Fiat Punto ELX, a depreciação, só no mês de junho, passou de 10%. No fechamento desta edição, enquanto a tabela Fipe de junho ainda apontava o preço de R$ 32.979, o carro já estava sendo negociado por cerca de R$ 29.750. E isso pode ser bastante interessante para quem está com dinheiro na mão e deseja um seminovo mais equipado e completo, como o Fiat Punto. A versão ELX, por exemplo, traz direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo e alerta de velocidade, entre outros itens.

O espaço na cabine é razoável, acomodando bem quatro ocupantes, mas o porta-malas de 280 litros é pequeno – serve bem para viagens de um casal. Seu câmbio manual tem engates justos e a suspensão é rme. Essa versão com motor 1.4, porém, pode deixar a desejar em subidas íngremes e em retomadas de velocidade, o que gera insatisfação em alguns consumidores. “O câmbio agrada muito no trânsito, mas seu motor é fraco, não desenvolve e não responde quando necessário”, comenta o proprietário José Cícero Viana.

Mauro Frison, da o cina Frisontech, faz um alerta aos interessados: “A queixa crônica entre os proprietários é em relação ao consumo. Mas quanto a isso não há o que fazer.” José Cicero Viana concorda: “Esse é um dos motivos de eu estar vendendo o carro: consumo e seguro altos”. Para o mecânico consultado, a suspensão do Punto também merece atenção, pois amortecedores dianteiros, coxins e batentes costumam apresentar problemas prematuramente, ocasionando muito barulho. O proprietário Márcio Mussio não teve esse contratempo, mas reclama de outro ruído: no sistema de freios. “Só não gosto do barulho que fazem as pastilhas de freio. No começo, ele é chato, mas, com o tempo, para. O Fiat Punto é um carro que eu compraria novamente sem hesitar”, afirma.

Para Gustavo Brangeleone, o dono de um Punto não tem do que se queixar. “Quanto a barulhos, ele tem um defeito no tampão traseiro, que é meio grande demais, mas é só. Nunca tive nenhum problema com mecânica ou elétrica, e, além disso, o carro é seguro e bastante confortável”, a rma. Nem mesmo consumo e seguro o assustam. “O gasto com combustível está dentro da média, e seu seguro tem valor mais em conta do que o de alguns modelos 1.0”, defende.

Preços: D&G Corretora (11) 3985-3118 – Porto Seguro. Entre parênteses, o valor do seguro em percentual do valor do carro

A posição de dirigir é boa, graças aos ajustes de altura e profundidade do volante. O acabamento é honesto e a lista de equipamentos é boa, mas o espaço interno é menor do que parece

Pelo mesmo preço

Chevrolet Agile LTZ 1.4 2010 R$ 33.084

O Chevrolet tem porte bastante semelhante, e seu motor 1.4 é mais potente que o do Fiat. O acabamento interno deixa a desejar, com materiais mais simples, mas, por outro lado, o porta-malas acomoda 327 litros de bagagem, bem mais que o do Punto.

 

VW Voyage Comfort. 1.6 2010 R$ 32.802

O sedã da Volks, fabricado no mesmo ano, tem porta-malas bem maior e um motor mais potente e mais forte. A lista de itens de série é fraca, mas, dependendo dos opcionais escolhidos pelo proprietário, o modelo pode car bastante interessante. Vale a pena fazer um test-drive comparativo.

 

Citroën C3 Solaris 1.6 2010 R$ 32.755

O Citroën tem espaço interno limitado e um design bem mais cansado, que vai mudar ainda este ano. O motor 1.6 16V, no entanto, garante bastante agilidade e baixo consumo. Tente fechar negócio apenas se conseguir um desconto no valor de tabela.

Fiat Punto ELX 1.4 2010

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,4 litro, 8V TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,03 m – larg.: 1,68 m – alt.: 1,50 m ENTRE-EIXOS 2,510 m PORTA-MALAS 280 litros PNEUS 195/60 R15 PESO 1.150 kg GASOLINA POTÊNCIA 85 cv a 5.750 rpm TORQUE 12,4 kgfm a 3.500 rpm VEL. MÁXIMA 162 km/h 0 – 100 km/h 13,8 segundos CONSUMO cidade: 12,9 km/l – estrada: 16,8 km/l CONSUMO REAL cidade: 10,1 km/l – estrada: 12 km/l ETANOL POTÊNCIA 86 cv a 5.750 rpm TORQUE 12,5 a 3.500 rpm VEL. MÁXIMA 163 km/h 0 – 100 km/h 13,6 segundos CONSUMO cidade: 9,1 km/l – estrada: 12,4 km/l CONSUMO REAL cidade: 7,3 km/l – estrada: 8,9 km/l

NÃO GOSTEI…

“Só não gosto do barulho que fazem as pastilhas de freio. No começo, ele é chato, mas, com o tempo, para”

Márcio Mussio proprietário

GOSTEI…

Nunca tive nenhum problema com mecânica ou elétrica, e, além disso, o carro é seguro e bastante confortável ” Gustavo Brangeleone proprietário

MERCADO

No último ano, o Punto desvalorizou 9,4%. No mesmo período, o Citroën C3 se depreciou 4,6%, o Ford Fiesta, 10,9%, e o VW Polo, 7,2%.