C 180: Um Mercedes-Benz à brasileira

5411

Não é à toa que os carros da Mercedes-Benz são respeitados e reverenciados em qualquer parte do mundo por onde rodem: os caras já fazem automóveis há 131 anos e, com o passar do tempo, eles adquiriram um know-how que outras marcas ainda vão passar muitos anos até chegar lá. Fazer carros, todos fazem. Mas com a qualidade chegando aos detalhes, só aqueles que constroem carros há muitos anos. E a Mercedes, não por acaso, é o fabricante mais antigo do mundo. Será que eles aprenderam muito nesses anos todos? Vamos ver…

Tive a oportunidade de avaliar o sedã de entrada da marca, o prestigiado Classe C, mais especificamente um C 180 Exclusive. Um carro para quem gosta de carros. Powertrain nos moldes antigos: motor dianteiro longitudinal, de quatro cilindros com turbo de 156cv e torque máximo de 25,5 mkgf; um câmbio automático G-Tronic de 7 marchas que se adapta a forma de dirigir do motorista; cardã e eixo traseiro com diferencial fixado à carroceria com semi-eixos oscilantes. Uma joia mecânica da indústria germânica. As suspensões independentes nas 4 rodas oferecem aderência nas curvas e frenagens e um conforto ao rodar digno de um Mercedes. Um sonho. E, acreditem, tudo isso em um carro produzido em Iracemápolis, no interior do estado de São Paulo. Um Mercedes alemão preparado à brasileira.

Estruturalmente, a moderna carroceria desse Mercedes Classe C é um misto de aço e alumínio, que fez essa cabine atual perder 65 kg de peso quando comparado à geração anterior, mesmo com o carro tendo crescido no comprimento e na largura. Não é nem preciso dizer que nas provas de crash-test, o carro dá um verdadeiro show quando assunto é a proteção de seus ocupantes. São sete airbags de série, e,claro, os controles de estabilidade e tração ajudam nessa segurança. O seu porta-malas generoso, comporta até 480 litros, levando, com folga, a bagagem de quatro pessoas. Com 1,81 metro de largura, espaço de sobra para os 5 ocupantes. A segurança se reflete também nos faróis de LED, que iluminam o caminho sem ofuscar o motorista do sentido contrário. Um show de tecnologia.

Com seu moderno motor, o confortável Mercedes C180 consegue, até mesmo, ser econômico. Com gasolina, obtêm marcas de 10 km/l na cidade e acima dos 15 km/l na estrada. Com etanol, esse consumo aumenta em cerca de 25 a 30%. Resultados excelentes para um carro de seu porte e desempenho. E por falar em desempenho, o C180, partindo da imobilidade, atinge os 100 km/h em 8,5 segundos. Uma marca respeitável, principalmente se considerarmos que ele supera os 220 km/h de velocidade máxima.

Mas, nem tudo são flores neste excelente carro. Fiquei babando nesta maravilha mecânica até me deparar com o preço: R$172 mil. Um preço salgado para os padrões brasileiros, que acabam sendo amenizado quando olhamos para tudo que o carro oferece.

Você realmente gosta de carro? Reverencia um Mercedes quando ele passa, e adora um automóvel com mecânica refinada? Então, meu caro, coloque o C 180 em sua alça de mira. Se a grana não der para um zero km, busque no mercado de seminovos carro desses com 2 ou 3 anos de uso, baixa quilometragem e revisões em dia, e você ficará pasmo com o bom negócio que irá realizar. Um carro com C maiúsculo, e que fará a felicidade de qualquer apreciador de um ótimo carro.

blog comments powered by Disqus