O C4 Lounge pelo ponto de vista das pessoas com deficiência

6194
Divulgação

O Citroën C4 Lounge vem se mostrando uma excelente opção para as pessoas com deficiência, principalmente porque sua versão Origine Automática tem preço dentro da faixa limite do valor atual para as isenções de IPI e ICMS. Para saber mais do C4 Lounge e poder passar para os leitores todas as impressões do modelo no uso diário de uma pessoa com deficiência, realizei uma avaliação com o carro.

O C4 Lounge foi adaptado pela Cavenaghi, com uma alavanca de freio e acelerador (push and pull) e pomo giratório no volante. Quem usa cadeira de rodas vai adorar o C4 Lounge. O banco do motorista tem boas regulagens de altura e a boca da porta é bem razoável, assim como o ângulo de abertura, permitindo boa transferência.

Os comandos do painel são bem posicionados e claros, próximos à mão do motorista. Os comandos que ficam no volante também facilitam e muito o trabalho do condutor, e as alavancas de seta e limpadores de pára-brisa, bem como o acionamento dos faróis, também são de fácil manuseio. Uma única ressalva para o porta-luvas, que é bem fundo e fica distante do motorista, algo que é pouco cômodo para uma pessoa com deficiência.

O C4 Lounge é um carro baixo, mas está a uma boa altura do solo, não dificultando a entrada e saída de usuários de muleta ou bengalas, ou com algum outro tipo de mobilidade reduzida. Mas o sistema de abertura e fechamento das portas exige cuidado, já que, devido ao seu sistema de molas, voltam sozinhas. Em alguns casos, dependendo da deficiência, isso pode até machucar ou prejudicar o equilíbrio da pessoa.

Grande e com capacidade de 450 litros, o porta-malas do C4 Lounge é excelente para quem precisa de espaço e de conforto ao mesmo tempo. Nele cabem facilmente cadeiras de rodas dobráveis, como monoblocos, desde que desmontadas.

Ele é fundo e amplo. O acionamento na própria chave para sua abertura, além de um botão com a mesma função também no painel do carro, facilitam e muito a vida do condutor com deficiência e também de suas famílias. O tamanho do porta-malas permite tranquilamente o transporte de uma cadeira de rodas, sobrando até espaço para malas e bagagens, no caso de uma viagem.

Voltada principalmente para pessoas com deficiência, a versão Origine do C4 Lounge, com preço de tabela de R$ 69.990, vem equipada com motor 2.0 de 151 cv e transmissão automática de seis marchas. A lista de equipamentos de série é completa, e traz rodas de liga leve de 16 polegadas, piloto automático com limitador de velocidade, sistema de som com conexão bluetooth e comandos no volante.

blog comments powered by Disqus