Desde 2016 o Latin NCAP passou a fazer testes de impacto lateral em carros que já eram avaliados no impacto frontal desde 2014. Os primeiros carros a passar por esse novo protocolo de avaliação foram o Fiat Palio, o Peugeot 208 e o Chevrolet Onix. E, segundo o Latin NCAP, o Onix foi o único que registrou valores que ultrapassam os limites biomecânicos permitidos para o peito em testes de colisão. O carro mais vendido do Brasil obteve três estrelas para a proteção de crianças e nenhuma para a proteção de adultos.

Segundo o Latin NCAP, o crash test do Onix resultou em “grande deslocamento (penetração) da coluna B, dentro do compartimento do passageiro, significativamente maior que nos outros dois veículos avaliados”. A porta traseira do Onix abriu no teste. “A abertura da porta significa um alto risco para os ocupantes, especialmente crianças”, observou o Latin NCAP. Em função desse resultado, uma associação de consumidores chamada Proteste disse que vai pedir a retirada do carro do mercado.

Entramos em contato com a General Motors para obter um pronunciamento da empresa, que se defendeu dizendo que “o Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”. A GM também divulgou uma nota explicando seus investimentos em segurança veicular:

“A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

 A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

 O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

 Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.”