PreviousNext

A Kia anunciou a intenção de trazer ao Brasil o Soul EV, versão elétrica do monovolume coreano. Apesar de destacar que já fez a homologação do veículo para o País, a empresa ainda não divulgou o preço nem a data para o início das vendas do modelo.

Uma resposta para isso é a expectativa das montadoras e importadoras pela a redução também do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Nesta semana, o governo federal anunciou a isenção do imposto de importação de veículos elétricos e a redução na alíquota para os híbridos.

“O Soul EV tem chances reais de competitividade ainda maior caso os benefícios se estendam também com a redução da alíquota do IPI, hoje de 25% para 7%, percentual hoje dos automóveis de entrada de 1 litro, ou seja, que poluem menos”, analisou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, em nota divulgada à imprensa.

Lançado no mercado internacional no fim do ano passado, o Soul EV tem um motor com potência equivalente a 110 cv e torque de 28,5 kgfm. Alimentado por baterias de íon-lítio de 27 kWh montadas no piso do monovolume, o Soul elétrico tem uma autonomia de até 219 km e atinge a velocidade máxima de 145 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.

Atualmente, o Soul é vendido no Brasil em duas versões, equipadas com o mesmo motor 1.6 a gasolina de 122 cv e a transmissão automática de seis marchas. Os preços partem de R$ 88.900.