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Esse Peugeot 308 Allure não é contagiante de acelerar quanto a versão topo de linha Griffe THP (Turbo High Pressure) de 173 cv de potência com etanol. Mas, embora traga sob o capô um motor flex aspirado 1.6 de 115/122 cv (g/e), inferior ao propulsor 1.6 do Ford New Fiesta 1.6 (125/130 cv), essa configuração Allure não deixa de proporcionar uma condução correta e até tempero “esportivo”, com força nos baixos e médios giros. Atrelado a esse bloco “milisseis” está o câmbio manual de cinco marchas, que coopera no desempenho do hatch médio e ainda tem engates curtos e precisos.

Outro ponto positivo vai para as suspensões do três-zero-oito. Agora, o conjunto retrabalhado assegurou uma dirigibilidade mais precisa em relação ao 308 anterior, além de absorver melhor as irregularidades do asfalto. A condução também empolga pelas boas respostas da caixa de direção ao esterço. Uma melhoria está no acionamento mais progressivo dos pedais do acelerador e do freio – isso ajuda na condução mais moderada e na economia.

Esse Peugeot também não descuida do interior. Mesmo sendo uma versão de entrada, a cabine exibe bom acabamento, com materiais de qualidade e sensíveis ao toque. Ainda não é igual ao do modelo europeu, contudo, mas é superior a alguns concorrentes. O teto panorâmico é de série em toda a gama. O quadro de instrumentos tem nova grafia, fácil de visualizar, e a densidade da espuma dos bancos foi revista – é mais macia no assento e mais firme nas laterais para segurar melhor o corpo nas curvas.

Além disso, a nova central multimídia tem HD interno de 16GB e espelha o conteúdo do smartphone, sendo compatível com MirrorLink (Android) e CarPlay (iPhone 5 ou superior). Outra funcionalidade é o aplicativo Link MyPeugeot, que permite continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outras. O 308 Allure é um Peugeot que deve ser olhado com atenção, pois tem um desempenho adequado e bom pacote de itens de fábrica, como seis airbags e fixação isofix para cadeirinhas infantis.


Ficha técnica:

Peugeot 308 Allure 1.6 manual

Preço básico: R$ 71.490
Carro avaliado: R$ 71.490
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V
Cilindrada: 1593 cm3
Combustível: flex
Potência: 115 cv a 6.000 rpm (g) e 122 cv a 5.800 rpm (e)
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (g) e 16,4 kgfm a 4.000 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: eletro-hidráulica
Suspensões: pseudo McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t) Tração: dianteira
Dimensões: 4,292 m (c), 2,064 m (l), contando os retrovisores), 1,518 m (a)
Entre-eixos: 2,608 m
Pneus: 225/45 17
Porta-malas: 430 litros
Tanque: 60 litros
Peso: 1.318 kg
0-100 km/h: 11s (g) e 10s3 (e)
Velocidade máxima: 191 km/h (g) e 196 km/h (e)
Consumo: não divulgado
Emissão de CO2: sem dados
Nota do Inmetro: não participa
Classificação na categoria: não participa