Todas as pesquisas feitas pelos fabricantes com seus próprios consumidores apontam índices de satisfação altíssimos. Uma das mais famosas é a J.D. Power, que analisa vários aspectos de pós-venda. Quando se trata de avaliar a satisfação com o uso do carro, os percentuais de algumas pesquisas beiram os 100%. Muitos profissionais de marketing das próprias montadoras, entretanto, acreditam que ninguém gosta de admitir que fez uma má compra. Caso contrário, os índices de fidelização à marca seriam bem maiores.

Portanto, mesmo sem admitir, muita gente não está feliz com o automóvel que possui. Pode até não declarar isso, mas normalmente usa um carro paquerando o do vizinho. Quase um adultério automotivo. Frequentemente sou abordado por pessoas que me perguntam qual carro deveriam comprar. Quase sempre minhas respostas deixam a pessoa mais confusa do que esclarecida. Afinal, todos querem um carro que seja potente, econômico, espaçoso e barato. Impossível. Não existe.

Isso acontece porque o automóvel é um dos mais poderosos ícones do desejo. Segundo Jean Baudrillard, que escreveu “O Sistema dos Objetos”, o automóvel é o objetivo “sublime” porque consegue, como nenhum outro, transportar para ele a essência de uma casa. Sem contar sua capacidade de mexer com o imaginário das pessoas, por conta da velocidade que proporciona e da liberdade que representa.
Esses elementos fazem com que as pessoas comprem carros de forma emocional e não de maneira racional. Por isso, vou me arriscar a fazer um miniguia que os consumidores de carro deveriam seguir se quisessem fazer uma compra racional. Talvez assim não teríamos tanta gente comprando SUVs e crossovers caros e desnecessários, enquanto quase ninguém dá bola para as saudosas peruas e muitos monovolumes passam despercebidos do grande público. Para se ter uma ideia, até setembro os brasileiros compraram apenas 14.931 peruas e 72.210 monovolumes, enquanto as vendas de SUVs/crossovers já bateu na casa de 219.315. Será que todo mundo precisa de um Honda HR-V ou de um Jeep Renegade? Vejamos as perguntas e opções de respostas a seguir.

AS PERGUNTAS
1 – Eu quero fazer uma compra:
a) emocional.
b) racional.

2 – Quem sou eu?
a) solteiro/solteira e sozinho/sozinha.
b) solteiro com namorado/namorada.
c) casado/casada sem filhos.
d) casado/casada com filhos.
e) casado/casada com filhos, sogra, cachorro e papagaio.

3 – Quem vai usar o carro?
a) somente eu.
b) eu e minha mulher/meu marido.
c) eu, minha mulher/meu marido e meus filhos.

4 – Quem vai dirigir o veículo?
a) somente eu.
b) eu e minha mulher/meu marido.
c) eu e minha família.

5 – Onde o carro será usado?
a) na cidade, com trânsito pesado.
b) na cidade, sem trânsito.
c) na estrada, com piso bom.
d) na estrada, com piso ruim.
e) na terra ou na areia.

6 – Por que comprarei esse carro?
a) para tarefas do dia-a-dia.
b) para locomoção pessoal.
c) para ostentar/impressionar.
d) para ter prazer ao dirigir.

7 – Que comportamento dinâmico quero do carro?
a) estabilidade nas curvas.
b) conforto ao passar por obstáculos.

8 – Como deve ser o motor?
a) potente.
b) econômico.
c) potente e econômico.

RESPOSTAS
Cada pergunta respondida representa um caminho a seguir. Vamos às simulações das respostas e aos possíveis tipos de carro ou modelos.

1 – Se respondeu:
a) compre qualquer carro que caiba em seu bolso e que lhe agrade por algum motivo; nem precisa responder o resto do questionário.
b) passe para a próxima questão.

2 – Se respondeu:
a) você não precisa dar satisfação a ninguém. Qualquer carro lhe serve (por enquanto).
b) um carro com dois lugares já é suficiente. Opções: um conversível (Peugeot 308 CC) ou um hatch pequeno (Fiat 500 ou Audi A1).
c) embora um carro com dois lugares seja suficiente, considere a necessidade de dar carona para o sogro ou a sogra. Opções: um conversível de 4 lugares (BMW Série 4 Cabrio) ou um hatch compacto (Chevrolet Onix ou Hyundai HB20).
d) você precisa de um carro espaçoso e com bom porta-malas. Opções: um hatch maior (Renault Sandero ou Ford Focus), um sedã compacto (Ford Fiesta Sedan), um sedã médio (Audi A3 Sedan ou Toyota Corolla) ou um monovolume compacto (Honda Fit).
e) espaço é fundamental. Opções: um monovolume grande (Chevrolet Spin ou Citroën C4 Picasso), uma perua média (VW Passat Variant) ou um sedã grande (Peugeot 408 ou Ford Fusion).

3 – Se respondeu:
a) passe para as perguntas 4, 5, 6, 7 e 8.
b) passe para as perguntas 4, 5, 6, 7 e 8.
c) passe para a pergunta 4.

4 – Se respondeu:
a) passe para as perguntas 5, 6, 7 e 8.
b) nesse caso é preciso haver negociação entre ambos ou dar preferência a quem for dirigir por mais tempo. Mesmo assim, passe para as perguntas 5, 6, 7 e 8.
c) também é preciso haver negociação, mas, com filhos no meio, eles provavelmente dariam múltiplas respostas nos itens 5 e 6; portanto, considere modelos robustos, versáteis e espaçosos. Opções: um crossover (Renault Duster ou Ford EcoSport) ou um multiuso (Fiat Doblò).

5 – Se respondeu:
a) escolha um carro confortável e com câmbio automático que se encaixe nas suas respostas às perguntas 2, 3 e 4. Fuja dos automatizados de embreagem simples da Fiat, da Renault e da Volkswagen (Palio, Siena, Punto, Bravo, 500, Sandero, Logan, Gol, Voyage, Up e Fox), pois eles dão um solavanco a cada mudança de marcha.
b) pode ser um carro básico e com câmbio manual que se encaixe nas suas respostas às perguntas 2, 3 e 4.
c) pode ser um carro baixo e veloz (VW Golf, Honda Civic, Chevrolet Cruze), manual ou automático, que se encaixe nas respostas às perguntas 2, 3 e 4. Fuja dos automáticos de quatro marchas (Peugeot 208/2008, Citroën C3/C3 Picasso e Renault Duster), pois esses câmbios fazem o motor ficar mais barulhento e gastar mais combustível.
d) aqui também você pode escolher um crossover (Jeep Renegade, Ford EcoSport) ou quem sabe até um SUV (Mitsubishi Pajero, Chevrolet Trailblazer) ou uma picape (Ford Ranger, Renault Oroch).
e) um veículo com tração 4×4 é o mais indicado (crossover, SUV ou picape); se for optar por uma versão “aventureira”, escolha pelo menos uma que tenha a suspensão elevada e bloqueio de diferencial (Fiat Palio Adventure e VW CrossFox), pois ele pode tirar o carro de um atoleiro.

6 – Se respondeu:
a) um carro de quatro portas é fundamental; se você precisa carregar volumes, uma picape pequena (Fiat Strada ou VW Saveiro) é mais indicada.
b) um hatch de duas portas é suficiente.
c) marcas famosas como Audi, BMW e Mercedes são garantia de sucesso, mas um Chevrolet Camaro também chama muita atenção.
d) busque carros que tenham mais de 100 cavalos por litro. Basta dividir a potência pela cilindrada. Opções: VW Golf, Citroën DS3, Mini Cooper e VW Up TSI.

7 – Se respondeu:
a) é preciso ter um carro com suspensão mais rígida (Mini Cooper, Subaru WRX, Honda Civic Si), mas saiba que ele vai sofrer nos buracos. Isso elimina quase todos os sedãs e monovolumes. Também é bom escolher carros com centro de gravidade baixa (hatches, peruas, cupês), o que elimina todos os SUVs, todas as picapes médias/grandes e quase todos os crossovers.
b) escolha um carro bem macio (Chevrolet Cobalt, Ford Fusion, Lexus RX350 ou Jeep Cherokee), mas saiba que ele vai inclinar mais nas curvas. E quanto mais alto o carro (caso dos SUVs, picapes médias/grandes, monovolumes e crossovers), menor será sua estabilidade nas curvas.

8 – Se respondeu:
a) potência não significa nada se não for acompanhada de pouco peso. Portanto, dê preferência para carros que têm baixa relação peso/potência. Basta dividir o peso pela potência para saber quantos quilos cada cavalo do motor terá que empurrar. Carros com mais de 8 kg/cv já podem ser descartados. Ah, e prepare-se para gastar com combustível.
b) procure o selo A ou B no ranking geral do Programa de Etiquetagem do Inmetro. Esqueça a classificação da categoria, pois quase todo mundo consegue nota A e ela só vale para as marcas fazerem marketing. Se o carro não participa, muito provavelmente é beberrão.
c) poucos carros conseguem essa combinação. Normalmente eles usam motores menores, turbinados e com injeção direta de combustível. Exemplos: VW Up TSI 1.0, VW Golf 1.4 e Audi A3 1.8.

Como se vê, não é todo mundo que precisa de um crossover ou SUV. Existem várias opções interessantes no mercado. Claro que, com dinheiro sobrando, você pode escolher sem problemas a alternativa “c” da questão 6, mas se fizer para si mesmo as perguntas corretas, conseguirá realizar uma compra racional. Do contrário, poderá agir por impulso e ter mais prazer ao olhar para seu carro do que na utilização dele.