Como estou dirigindo?

978

Dirigir com mais segurança e economia é a proposta do Trekken. Usando o sinal de GPS e o acelerômetro do seu smartphone, o app controla seu modo de guiar – dando uma nota diária de 0 a 10, que vai formando uma média geral, e dicas para melhorar seus resultados. Para quem anda de SUV, é uma boa forma de compensar o consumo mais elevado. Segundo o desenvolvedor, notas acima de 9 garantem uma economia de 25% em relação à média dos motoristas, que costuma ficar entre 7 e 8.

O app se inicia automaticamente ao começar a guiar. Um painel mostra sua nota em tempo real, velocidade média, “incidentes” e um avatar do carro, que muda conforme o modo de guiar. Depois de parar, é possível ver um relatório com os erros e analisar um mapa que mostra onde você foi penalizado e por quê. Acelerar rápido demais, fazer curvas em alta velocidade e mexer no celular são atitudes que fazem perder pontos – e ainda levar broncas irritantes do app (“Flavio, por que a pressa? Isso não é uma corrida!”; “Que curva! Ainda bem que não é meu carro” e “Não use o celular dirigindo” são algumas delas).

Há, ainda um histórico com seus trajetos e notas e um ranking dos usuários, que mostra seu resultado diante dos demais. Também é possível desafiar amigos em um “campeonato” com confrontos diretos para ver quem guia melhor, e dar bronca neles. Conforme você evolui, pode subir de categoria, ganhar troféus virtuais e até “trekkens” – pontos que valem descontos reais em lojas. Por enquanto disponível para Android, o app ocupa pouco espaço na memória (24 mb), mas consome muita bateria. Há também uma versão paga, profissional, para controle de frotas. Uma opção para quem quer economizar ao volante de um SUV.

blog comments powered by Disqus