Em agosto de 2005, o Brasil era outro. Ainda não sabíamos o que era ver a Seleção Brasileira de futebol perder de 7 a 1 da Alemanha, a Hyundai era conhecida apenas pelos carros importados e o mercado era dominado por Fiat, Chevrolet e Volkswagen. Então que tal dar uma volta ao passado e conferir quais eram os modelos mais vendidos do País há exatos dez anos.

VW Gol

Divulgação
Divulgação

O modelo, que ainda estava na terceira geração, era o líder incontestável do mercado. O hatch da Volkswagen fechou agosto de 2005 com 14.390 unidades comercializadas

Fiat Uno

Divulgação
Divulgação

Naquela época, a botinha ortopédica já era considerada um carro obsoleto. Mesmo assim, as 11.827 unidades vendidas daquele mês de agosto mostram que o compacto ainda tinha apelo junto ao público. Tanto que durou até o fim de 2013.

Chevrolet Celta

Divulgação
Divulgação

Se hoje o modelo de entrada da marca não figura nem entre os mais vendidos, a combinação da plataforma do Corsa dos anos 1990 com uma nova carroceria ainda era atraente o suficiente para garantir 10.909 unidades emplacadas e a terceira posição no ranking.

Fiat Palio

Fiat Palio Fire ganha série Rua

Atual líder do mercado nacional, há 10 anos o modelo ainda vivia à sombra do irmão mais velho. No período, teve 10.822 unidades comercializadas.

VW Fox/Cross Fox

Divulgação
Divulgação

Numa época em que o Polo ainda era o compacto premium da empresa, o então novato Fox era conhecido pela sua simplicidade interior e nem passava pela cabeça dos engenheiros da empresa que ele pudesse ostentar equipamentos como o assistente de partida em rampas. Naquele mês, foram vendidas 7.918 unidades dos dois modelos

Chevrolet Classic

Divulgação
Divulgação

Hoje quase esquecido pelo mercado, ofuscado pelo sucesso do Chevrolet Prisma, o modelo era a única opção para quem queria um sedã popular da marca. O resultado: 6.739 unidades vendidas e a 6ª colocação no ranking.

Ford Fiesta

Divulgação
Divulgação

Este também é outro modelo que evoluiu e ficou muito distante dos populares. Mas nos idos de 2005 ele era um modelo simples, que teve 6.324 unidades vendidas.

Ford EcoSport

Divulgação
Divulgação

Se hoje o crossover compacto da Ford enfrenta uma concorrência pesada, o mesmo não acontecia há dez anos. Único representante do seu segmento na época, teve 4.149 unidades comercializadas.

Ford Fiesta Sedan

Divulgação
Divulgação

Hoje o modelo é importado do México e chega aos R$ 69.790 em sua versão de topo, com motor 1.6 de até 128 cv e transmissão automatizada de dupla embreagem. Mas ele já foi o sedã mais barato da marca no Brasil, o que lhe garantiu em agosto de 2005 a 4.025 e a nona colocação entre os mais vendidos.

Fiat Siena

Divulgação
Divulgação

O modelo, que estava em sua terceira remodelação, teve 3.905 unidades vendidas no período.