As imagens que você vê nestas páginas revelam como, provavelmente, será o desenho do modelo de baixo custo que a Fiat está desenvolvendo no Brasil. As simulações são baseadas em descrições obtidas pela revista Quattroruote, nossa associada italiana, e revelam um compacto de linhas bem resolvidas.

Ainda tratado pela marca sob a sigla 327, o carro já é conhecido entre os funcionários da fábrica da Fiat em Betim como Novo Uno. O nome foi escolhido porque as diretrizes que nortearam o desenvolvimento do compacto global são as mesmas presentes no modelo Uno, ainda vendido aqui como Mille, mas já descontinuado na Europa há anos. Conforme publicamos na edição de novembro, o modelo de entrada, que se posicionará entre o Mille e o Palio, será uma versão nacional do Panda europeu atual. Para atender às necessidades dos consumidores dos países emergentes, a plataforma será reforçada e o modelo terá carroceria um pouco mais comprida e mais larga que a do carro europeu. Além de comportar até cinco pessoas. Segundo apurou a revista Quattroruote, o modelo começará a ser fabricado, ainda este mês, na planta sérvia da Fiat que deve, até o final de 2010, contabilizar 200 mil unidades do carrinho. Aqui no Brasil, fontes ligadas à marca garantem que a produção nacional só começa no segundo semestre de 2010. Depois do Brasil, o carro pode começar a ser fabricado na Turquia e até – quem sabe – na China.