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A Fiat anunciou nesta quinta-feira (20) que o nome do seu novo hatch será Argo. E o modelo, até então conhecido como X6H, será apenas o primeiro de uma nova linha de produtos desenvolvidos pela marca italiana especialmente para o mercado brasileiro.

Depois do hatch, o próximo da família a chegar — em janeiro de 2018 — será um sedã, que ainda atende pelo nome provisório de X6S. O modelo irá concorrer diretamente com o Volkswagen Virtus, modelo que deve ser lançado pouco antes, em outubro deste ano.

Agora, vamos falar da picape, que terá como missão substituir a veterana Strada. O modelo terá desde cabine simples, para trabalho, até o furgão e a cabine dupla. Mas em um porte menos avantajado, para não incomodar a Toro.

De olho no mesmo mercado do futuro VW T-Cross, que deverá aportar por aqui ainda no primeiro semestre de 2018, a Fiat planeja ainda o X6U (esse é o código interno que identifica o crossover da família experimental da plataforma 6), que deve chegar por aqui só em 2019, provavelmente no segundo semestre.

É interessante ressaltar que esse será o primeiro crossover com a marca Fiat produzido no Brasil. Terá como base a plataforma desenvolvida aqui por Cláudio Demaria, o mago das plataformas da filial brasileira. E o design ficará sob a responsabilidade do alemão Peter Fassbender, o responsável pelo design da marca Italiana aqui no Brasil.

Fiat vs. Volkswagen

Já deu para perceber que os italianos e alemães vão renovar as suas linhas de produtos no Brasil quase ao mesmo tempo Mas mesmo com produtos diferentes, ambas seguem características básicas em comum: suspensão independentes na dianteira e eixo arrastado de torção na traseira.

Mas bitola e distância entre eixos é variável de acordo com a necessidade do veículo no qual a plataforma deverá ser utilizada. Nesse caso, cada fabricante faz a sua mágica. Dimensionalmente, hatches, sedãs e crossovers deverão ter comprimento e largura bem próximos uns dos outros, afinal de contas serão concorrentes de mercado entre si, afinal de contas serão concorrentes de mercado entre si.

A preferência do publico vai recair sobre o fabricante que conseguir conciliar de maneira mais competente, um preço competitivo, com o design atraente e uma mecânica confiável e de baixo custo de manutenção.