PreviousNext

A décima geração do Mercedes Classe E já está no Brasil e será uma das estrelas da marca no Salão de São Paulo. O novíssimo Classe E chegou em três configurações da versão 250: Avantgarde (R$ 309.900), Exclusive (R$ 319.900) e Exclusive Launch Edition (R$ 325.900). Essa última terá apenas 60 unidades disponíveis para o Brasil.

Assim como os equipamentos de segurança e de direção semi-autônoma, a parte mecânica é a mesma. Ele traz um novo motor 4 cilindros 2.0 turbo com injeção direta de gasolina. A potência é de 211 cv e o torque (35,7 kgfm) está disponível de 1.200 a 4.000 rpm. O câmbio agora é o automático 9G-Tronic, de nove velocidades, com trocas seqüenciais nas borboletas. Com essa configuração e a redução de 65 kg na carroceria, graças ao maior uso de alumínio, o novo Classe E 250 acelera de 0-100 km/h em 6,9 segundos e atinge 250 km/h (velocidade máxima limitada eletronicamente).

O novo Classe E é considerado “o sedã mais inteligente do mundo”, pois conta com vários sistemas de direção semi-autônoma. O carro conta com sete radares e uma câmera e já vem com os pacotes Drive Pilot e Driving Assistance. O primeiro mantém a distância do carro à frente até 210 km/h, auxilia paradas emergenciais e mantém o carro no centro da curva. O segundo faz frenagens em tráfego cruzado até 70 km/h, prepara o carro contra colisões traseiras e reconhece a presença de pedestres com 10.000 imagens de movimentos humanos no sistema.

Além do design elegante, o Classe E type W213 traz incríveis faróis Multibeam, com 84 luzes de LEAD individualmente controladas de forma eletrônica. Desde a sétima geração (1995-2002), quando adotou os quatro faróis redondos com luzes de xenônio, o conjunto ótico tem uma importância essencial no design do Classe E. Aquela foi a primeira geração a chegar ao Brasil – a primeira foi a sexta (1984-1996), a primeira a ser chamada de Classe E.

Dessa vez, além de garantir um visual lindo quando visto de frente, ele extrapolou em tecnologia. As 84 luzes do Multibeam LEAD reduzem o ofuscamento de placas de sinalização, melhoram a visibilidade na chuva e até identificam previamente sinais de obstrução do trânsito, além, claro, de ajustar o foco e a intensidade no tráfego cruzado. Na traseira, as lanternas são do tipo Stardust (poeira de estrelas) e contam com 39 LEDs.

A décima geração do Mercedes-Benz Classe E ficou 4,3 cm mais longa e ganhou 6,5 cm na distância entre-eixos. A aerodinâmica melhorou bastante e seu Cx é de apenas 0,23. Por dentro, o carro traz uma tela multimídia de 12,3” acoplada ao quadro de instrumentos. O conforto a bordo é espetacular e os sistemas de direção semi-autônoma elevam sua segurança ao nível máximo (leia aqui o test drive que fizemos com o E 300 em Portugal). No rápido test drive que realizamos nas ruas e rodovias da Grande São Paulo, o carro freou sozinho em algumas ocasiões e sempre esteve “atento” aos perigos do trânsito. O silêncio e o conforto a bordo são excelentes. E a posição de dirigir é ótima.

Desde seu lançamento, em 1947, o Mercedes-Benz Classe E já teve mais de 11 milhões de unidades vendidas. No Brasil, desde 1992 foram vendidos 8.062 exemplares do Classe E. De janeiro a setembro deste ano, 132 carros foram emplacados. Veja abaixo as diferenças entre as configurações do novo Mercedes-Benz que começa a ser vendido no Brasil e estará no Salão de São Paulo de 10 a 20 de novembro.

E 250 Avantgarde
– Proposta de esportividade
– Suspensão 15 mm mais baixa
– Rodas aro 18 com cinco raios
– Logotipo estrela no centro da grade
– Interior com acabamento em alumínio
– Ar-condicionado de três zonas
– Teto solar elétrico
– Bancos de couro com costuras esportivas

E 250 Exclusive
– Proposta de sofisticação
– Grade frontal sem logotipo, pois a estrela fica sobre o capô
– Rodas aro 18 com raios duplos curvados
– Interior com acabamento em madeira
– Relógio analógico no console central
– Volante e bancos com couro Napa (mais macios) e costuras exclusivas

E 250 Exclusive Launch Edition
– Proposta de exclusividade
– Rodas aro 19 com múltiplos raios
– Luzes internas indiretas com tecnologia Full LED
– Interior com 64 opções de cores e cinco níveis de intensidade

FICHA TÉCNICA
Mercedes-Benz E 250 Exclusive Launch Edition
Preço: R$ 325.900
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta, duplo comando de válvulas, start-stop
Cilindrada: 1991 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 211 cv a 5.500 rpm
Torque: 35,7 kgfm entre 1.200 e 4.000 rpm
Câmbio: automático, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensões: independente (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,923 m (c), 1,852 m (l), 1,474 m (a)
Entre-eixos: 2,939 m
Pneus: 245/40 R19
Porta-malas: 540 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.615 kg
0-100 km/h: 6s9
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo: não divulgado