QUADRICICLO HONDA TRX 420

R$ 16.800

(4×2 FM)

R$ 18.900

(4×4 TM)

No novo motor, a potência maior não é a única novidade. O logotipo destaca a nova injeção eletrônica, única no segmento, que aumenta a eficiência e reduz a poluição

É impossível dar uma volta em um quadriciclo e não gostar da brincadeira. Aliás, foi para essa finalidade que o veículo foi primordialmente pensado. Hoje há quem utilize sua valentia para trabalho rural, porém o uso para lazer ainda é predominante. Por isso, nem é preciso ter habilitação para conduzi-lo, mas só é permitido rodar em estradas de terra. Tarefa que o TRX 420, mais novo lançamento da Honda, cumpre sem sacrifícios. O motor de 420 cilindradas garante agressividade para superar qualquer obstáculo. Não ultrapassando os limites da física, este Honda enfrenta todos os desafios.

Por pior que seja a subida ou a descida, o quadriciclo não reclama: encara com vigor os desafios. Com a tração 4×4, não há perigo de atolar na lama. Mas cuidado nas curvas: não se esqueça que ele não é uma moto, senão pode acabar capotando

Sua condução é simples e bem divertida. O quadriciclo conta com cinco marchas, todas acionadas com pedal para cima, assim como em uma moto. A diferença é que esse veículo não possui embreagem, é só acelerar e ir passando as marchas. Característica que, apesar de tornar a pilotagem fácil, acaba deixando as saídas bastante ariscas. Trancos nas primeiras aceleradas são totalmente aceitáveis, até que haja uma adaptação do condutor para dosar melhor os3,09 kgfm de torque e 26 cv de potência que o TRX 450 produz. A aceleração, em vez de ser na manopla do guidão, como nas motos convencionais, é feita com o polegar, como nos jetskis. Pode parecer esquisito, mas isso evita que o acelerador seja acionado acidentalmente ao passar por solavancos no terreno. Outro dado curioso desse brinquedão é a marcha à ré. Para engatá-la é necessário reduzir a marcha pressionando o pequeno botão que fica do lado esquerdo do guidão, bem acima do freio traseiro. A dirigibilidade empolga. Com pouco tempo de adaptação, você já se vê fazendo algumas firulas. Mas, apesar de passar uma impressão de bastante estabilidade, é aconselhável não abusar no esterço, ou ele pode capotar.O TRX 420 Fourtrax substitui o TRX 350 que era vendido até agora. Sua principal novidade, além do aumento de 27% na potência, é o sistema de injeção eletrônica: o modelo é o primeiro com essa tecnologia.

Abaixo, os comandos de faróis, o botão R junto ao freio traseiro, para engatar a ré, o pedal que controla a mudança de marchas, que dispensa embreagem, e o acesso ao motor

Disponível nas versões 4×4 e 4×2, o TRX 420, tem preço sugerido de R$ 18.900 com tração 4×4 (com opção 4×2) e R$ 16.800 com tração apenas nas rodas traseiras. O valor não é baixo, mas vale cada centavo para quem busca diversão. As cores disponíveis para o modelo são amarelo, vermelho e preto.