Irmão europeu do Renault Duster, o romeno Dacia Duster acaba de estrear um novo motor 1.6 16V a gasolina, de 117cv. De acordo com o fabricante, a mudança tem como objetivo enquadrar o modelo na nova norma de emissões Euro 6, que entrou em vigor em setembro do ano passado e cujo prazo de adequação dos fabricantes termina no próximo dia 1º.

Apesar da semelhança de configuração com o 1.6 16V anterior (que também desloca 1.598 cm³ e ainda é utilizado por aqui), o propulsor é totalmente novo. Desenvolve 10 cv a mais e tem um torque maior em rotações mais baixas (15,6 kgfm a 4.000 rpm ante os 14,8 kgfm a 4.200 rpm do motor antigo). Com tecnologias de redução de consumo como o sistema start-stop, o novo motor emite até 30 g/km a menos de dióxido de carbono.

No Brasil, o agora antigo 1.6 16V é flex e tem quase a mesma potência do novo motor europeu, que só bebe gasolina. São 115 cv e torque de 15,9 Kgfm a 3.750 rpm, quando abastecido com etanol.

No mercado britânico, as versões 1.6 do crossover da Renault partem de 9.495 libras (o equivalente a R$ 52.800).