No mundo dos automóveis, assim como na vida real, uma família unida pode fazer a diferença. O Onix conseguiu o título de carro mais vendido do Brasil em 2015, mas se ele estivesse sozinho essa glória seria apenas simbólica. Afinal, os 122.364 emplacamentos do hatch da Chevrolet o colocariam apenas em sexto lugar na disputa com as famílias Palio, HB20, Gol, Ka e Sandero. Mas, assim como esses modelos podem contar com as versões sedã e até perua na contabilidade de suas vendas, o Onix também pode somar os 70.336 emplacamentos do Prisma (que tem esse nome, mas poderia ser Quadrado, Redondo, Triângulo ou qualquer outra coisa que continuaria sendo um Onix com carroceria de três volumes). Portanto, com 196.267 unidades emplacadas de janeiro a dezembro, a Família Onix é a legítima campeã de vendas do Brasil em 2015.

Mas foi por pouco! Afinal, a Família Palio teve apenas 3.691 vendas a menos. A Fiat emplacou 122.364 unidades do Palio, 59.393 do Siena e 10.819 do Weekend. Aliás, tirante a Família Golf, é a única que reúne hatch, sedã e perua, pois a saudosa Parati (versão station-wagon do VW Gol) foi aposentada há vários anos. Talvez por isso, a Família Gol (124.264 vendas) ficou apenas em quarto lugar, atrás da Família HB20 (163.674) e com a Família Ka (124.247) em seus calcanhares. A força dessa união entre irmãos manufaturados fica clara também quando observamos que o próximo modelo do ranking é a Família Sandero (109.303) e que a sétima dinastia entre os 10 primeiros (Família Fox, com 86.515 licenciamentos) só não completou uma lista cheia nos sete primeiros lugares porque foi superada por um carro comercial, a picape Fiat Strada (98.623), que conta com incentivos do governo para turbinar suas vendas (a maioria para empresas ou pequenos empresários).

Somente dois carros de passeio individuais conseguiram entrar nos top 10: Fiat Uno (79.461) e Toyota Corolla (67.339). Para as montadoras, colocar seus carros para atuar como um time, dentro da mesma família, é bastante vantajoso. Como poucos detalhes técnicos são modificados, o único investimento necessário para criar diferentes modelos de design para o mesmo carro está na construção da parte traseira da carroceria (alongada ou três volumes). Até poderíamos dizer que a Strada e a Saveiro fazem parte das famílias Palio e Gol, mas como existe muita modificação na suspensão traseira e sua utilização é mais comercial, acho melhor deixar essas picapes fora da análise. O mesmo vale para o furgão Fiorino em relação ao Uno. E as modificações técnicas e/ou de carroceria em relação ao modelo original também me levaram a não considerar como membros da mesma família as duplas Peugeot 208/2008 e 308/3008, Honda City/Fit e o trio Citroën C3/Picasso/Aircross, que compartilham plataformas.

Além das sete famílias de carros já citadas, existem mais 10 atualmente no Brasil – todas colocadas entre os 30 modelos mais vendidos do ranking de automóveis de passeio e comerciais leves: famílias Etios, Cobalt, Fiesta, SW4, March, Duster, S10, Focus, Cruze e Golf. O ranking completo dos 40 modelos mais vendidos no Brasil em 2015 é o seguinte:

1º – Família Chevrolet Onix (inclui Prisma) – 196.267

2º – Família Fiat Palio (inclui Siena e Weekend) – 192.576

3º – Família Hyundai HB20 (inclui HB20S) – 163.674

4º – Família Volkswagen Gol (inclui Voyage) -124.264

5º – Família Ford Ka (inclui Ka+) – 124.264

6º – Família Renault Sandero (inclui Logan) – 109.303

7º – Fiat Strada – 98.623

8º – Família Volkswagen Fox (inclui SpaceFox) – 86.515

9º – Fiat Uno – 79.461

10º – Toyota Corolla – 67.339

11º – Família Toyota Etios (hatch e sedã) – 61.365

12º – Volkswagen Saveiro – 56.699

13º – Volkswagen Up – 53.542

14º – Honda HR-V – 51.155

15º – Família Chevrolet Cobalt (inclui Spin) – 50.437

16º – Família Ford Fiesta (hatch e sedã) – 47.608

17º – Honda Fit – 42.476

18º – Família Toyota SW4 (inclui Hilux) – 41.593

19º – Família Nissan March (inclui Versa) – 40.561

20º – Jeep Renegade – 39.187

21º – Família Renault Duster (inclui Oroch) – 37.599

22º – Família Chevrolet S10 (inclui TrailBlazer) – 35.125

23º – Ford EcoSport – 33.861

24º – Honda Civic – 31.157

25º – Chevrolet Classic – 31.157

26º – Honda City – 26.405

27º – Chverolet Montana – 23.651

28º – Família Ford Focus (hatch e sedã) – 22.221

29º – Família Chevrolet Cruze (hatch e sedã) – 20.656

30º – Família Volkswagen Golf (inclui Jetta e Variant) – 19.665

31º – Chevrolet Celta – 17.830

32º – Citroën C3 – 17.108

33º – Ford Ranger – 16.880

34º – Fiat Punto – 16.476

35º – Renault Clio – 14.929

36º – Hyundai ix35 – 14.729

37º – Mitsubishi L200 – 14.501

38º – Peugeot 208 – 13.401

39º – Volkswagen Amarok – 12.211

40º – Hyundai Tucson – 11.275