No interior, a marca M está por toda a parte, e o couro tem costuras vermelhas e azuis – como o logotipo da divisão esportiva. O câmbio manual de seis marchas garante controle total ao piloto

Você pode achar que o BMW Série 1M é um carrinho para quem gosta de acelerar, mas quer um esportivo versátil para o dia a dia. Não o subestime. Tudo bem, até dá para usá-lo no cotidiano: dimensões pequenas, espaço para quatro, porta-malas razoável, consumo contido… Mas aqui é preciso ser sincero: a sensação de pegar um congestionamento com esse carro é de angústia; ele não foi feito para o anda e para. Aliás, nem foi feito para andar. Foi feito para correr.

Na cidade congestionada e esburacada, sua coluna sofre até com remendos do asfalto, e as paradas no semáforo são torturantes: a cada leve pressionada no acelerador (e, por mais idiota que pareça, você vai car acelerando em ponto-morto com um sorriso no rosto), o ronco metálico do seis cilindros em linha e o ponteiro do conta-giros subindo rápido fazem a mão coçar de vontade de engatar uma marcha e pisar fundo. A estrada, que ontem cava a dois quilômetros de distância, parece ter mudado para a China. Mas uma hora ela aparece, e aí vem a compensação.

Cada um dos 340 cv de potência do motor biturbo tem que movimentar pouco mais de quatro quilos do pequeno esportivo. As trocas de marchas são precisas, fáceis e, quanto mais se avança, mais parece sobrar potencial. Acelere fundo, e o overboost eleva o torque para 50 kgfm: você vai sentir a força extrema do eixo traseiro empurrando o carro e grudando você no banco, que o acolhe bem. Para quem duvidava, é a hora da constatação: esse é um legítimo M Sport. Não importa se é um Série 1 ou se o motor é o mesmo da versão normal; ele tem a alma dos grandes modelos M, só que compactada na menor carroceria disponível na gama bávara.

Nas curvas, mostra equilíbrio. Divertidas escapadas de traseira são contornadas com a ajuda de um volante absolutamente direto e irritantemente preciso. A luz piscante no painel lembra que a eletrônica ainda controla a situação. Para provocar toda a fúria do 1M, acione o M Dynamic Mode: quase tudo fica por sua conta, e o carro vira o cão. Aí, os R$ 267.850 pagos por ele parecem uma pechincha.

BMW 1M Coupé

MOTOR seis cilindros em linha, 3,0 litros, 24V, comando variável Valvetronic, biturbo, overboost TRANSMISSÃO manual, seis marchas, tração traseira DIMENSÕES comp.: 4,38 m – larg.: 1,80 m – alt.: 1,42 m ENTRE-EIXOS 2,660 m PORTAMALAS 405 litros PNEUS 245/35 R19 (dianteiros) – 265/35 R19 (traseiros) PESO 1.570 kg • GASOLINA POTÊNCIA 340 cv a 5.900 rpm TORQUE 45,8 kgfm de 1.500 a 4.000 rpm VEL. MÁXIMA 250 km/h (limitada) 0 – 100 km/h 4,9 segundos CONSUMO cidade: 7,4 km/l – estrada: 13,6 km/l CONSUMO REAL não disponível