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Um Alfa Romeo 8C 2900 Touring Spider produzido em 1939 pode bater o recorde de preço para um carro fabricado antes da Segunda Guerra Mundial, em um leilão que acontece no próximo dia 19, na Califórnia (EUA). A expectativa é de que o esportivo clássico atinja a marca dos US$ 25 milhões (o equivalente a R$ 80 milhões). Além da raridade, as justificativas para o alto preço são o estado de conservação da máquina e o fato de ser o primeiro 8C 2900 a ser oferecido em um leilão aberto ao público desde a virada do milênio.

De acordo com a casa de leilões RM Sothebys, o exemplar — um dos 12 restantes com a carroceria Touring Spider — passou boa parte da sua vida no Brasil. Em 1949, o Alfa foi trazido da Itália por um piloto de São Paulo, que competiu (e venceu) algumas provas no Autódromo de Interlagos. Posteriormente, no que hoje seria um ato impensável para um carro deste tipo (e raridade), o 8C perdeu a carroceria original e teve o chassi encurtado. Já o motor original 2.9 de oito cilindros em linha e 182 cv foi trocado por um Chevrolet V8, vindo de um Corvette.

Encerrada a sua carreira nas pistas, o chassi encurtado acabou voltando para a Europa no início dos anos 1970. Várias trocas de dono depois, o Alfa começou a ser restaurado apenas em meados dos anos 1990, ganhando novamente um motor original e uma outra carroceria Touring Spider, que passou vários anos guardada em uma oficina na Argentina (e pertencia originalmente a outro 8C que também foi modificado para corridas).

Mesmo após a conclusão do restauro, em 1998, o 8C teve uma vida agitada em eventos e rallies de carros clássicos, somando cerca de 12.000 milhas (cerca de 19.000 quilômetros) no hodômetro.