Você procura um modelo bem equipado e que tenha disposição para o fora de estrada? Então, olhe para o Mitsubishi Pajero Full. Este utilitário-esportivo ano 2011 custa R$ 120.458 e é uma opção mais em conta, comparado ao Jeep Grand Cherokee (R$ 181.578) e ao Land Rover Discovery (R$ 203.373), ambos também 2011. No entanto, ca um alerta: a linha 2012 do Pajero (das fotos) ganhou algumas mudanças de estilo. Entre elas, o para-choque dianteiro redesenhado, a nova grade e as rodas de aro 18 com visual revisto. O interior também mudou, trazendo novos materiais e uma central multimídia com tela de 7” sensível ao toque. Um Pajero Full ano 2012 custa R$ 136.150. Essa diferença de R$ 15.692 só vale a pena para quem faz questão de ter o design mais atualizado, pois mecanicamente trata-se do mesmo carro. 

Independentemente do ano escolhido, esse Mitsubishi, graças à tração 4×4, é um modelo também indicado para quem gosta de enfrentar estradas de terra ou trilhas nos ns de semana. “O carro é elogiável na sua dirigibilidade e na sua robustez. Ele tem bom desempenho em qualquer tipo de terreno e uma boa altura em relação ao solo. Além disso, as suspensões garantem muita estabilidade nas curvas e também cooperam no conforto dos passageiros”, conta Marcos Samaha, administrador. Outro ponto positivo do Mitsubishi está no seu espaço interno. “É um carro muito grande para a família”, diz Samaha.

Na hora de abastecer, não existe nenhuma restrição ou recomendação ao tipo de gasolina a ser utilizado. Para quem percorre grandes distâncias ca uma dica: “A instalação do kit GNV (Gás Natural Veicular) é extremamente danosa tanto para o motor quanto para o câmbio. Esse tipo de consumidor, portanto, deve optar pelo Pajero Full movido a diesel”, conta. 

Con ra o custo de manutenção ao lado. “A rede de concessionárias da Mitsubishi é superior à da Land Rover”, diz Diego, o que é um bom atributo, pois “a utilização de peças do mercado paralelo não é recomendada para o Pajero Full”, apesar de ser um carro bastante robusto, do tipo topa-tudo.