FCA e BMW anunciam parceria para carros autônomos

Parceria prevê o lançamento até 2021 dos primeiros automóveis 100% autônomos

985
Divulgação

O Grupo BMW e a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciaram nesta quarta-feira (16) uma aliança — que já conta com a participação das empresas de tecnologia Intel e Mobileye — para o desenvolvimento de uma plataforma de tecnologia mundial para veículos semi e totalmente autônomos, que possa ser utilizada por vários fabricantes.

Com a inclusão da FCA, a aliança ganha um parceiro estratégico na América do Norte, que além de colaborar com o conhecimento técnico, irá possibilitar a redução de custos no desenvolvimento dos sistemas com a economia em escala possível pela integração entre dois grandes grupos automotivos.

O acordo entre as quatro empresas prevê inicialmente o desenvolvimento da tecnologia para carros semi-autônomos de Nível 3 (um nível acima do atingido atualmente por modelos como o Mercedes-Benz Classe E e o Audi A5) e, até 2021, de uma tecnologia autônoma que permita a comercialização de carros do Nível 5, o mais alto dos seis níveis da escala SAE International de automação e que vão dispensar totalmente o condutor.

Até o final deste ano, os primeiros 40 carros autônomos da aliança deverão estar prontos para os testes. Eles irão se juntar a outros 100 veículos autônomos de Nível 4 (quase 100% autônomos) da frota da parceira Mobileye, que irão circular em testes pela Europa, Estados Unidos e Israel.

blog comments powered by Disqus