EMISSÃO DE CO2 206 g/km

ALTA

BMW SÉRIE 1M COUPÉ

SUGERIDO/A PARTIR DE (COM NOVO IPI VÁLIDO ATÉ 3 DE JAN) R$268.000

EMISSÃO DE CO2 194 g/km

MÉDIA ALTA

AUDI RS3

SUGERIDO/A PARTIR DE (COM NOVO IPI) R$290.000

Carros esportivos sempre dividem opiniões, por mais que pareçam semelhantes à primeira vista. No caso dos dois modelos desta disputa, por exemplo, o que você prefere: um hatch ou um cupê? Motor de cinco ou de seis cilindros? Tração integral ou traseira? Independentemente da sua resposta, nestas páginas, você certamente encontrará um carro ideal para satisfazer seus anseios por velocidade. São dois legítimos puro-sangue, não duvide. Se para bom entendedor meia palavra basta, as siglas RS e M certamente dizem muita coisa para quem gosta de carros com desempenho diferenciado.

De acordo com a Audi, por aqui desembarcarão até meados deste ano 20 unidades do RS3. O hatch é quente… E não só por causa da cor vermelha da carroceria. Sob o capô, está toda a magia. O motor de cinco cilindros, 2,5 litros com turbo e injeção direta de combustível (o mesmo usado no TT RS) produz 340 cv. A transmissão manual automatizada com dupla embreagem e sete velocidades impressiona pelas rápidas e imperceptíveis mudanças.

Do outro lado, o “BM” (cedido pela concessionária Eurobike) incorpora diversos equipamentos do irmão mais forte M3. Seu motor é um seis cilindros em linha, três litros e biturbo. Aliás, é a mesma unidade utilizada no 135i com a potência aumentada de 306 cv para 344 cv. O câmbio é manual de seis marchas e os engates abusam da precisão. Igual à velha guarda.

*Os preços podem apresentar variações, dependendo da concessionária. ** PREÇOS SUGERIDOS

Apesar de esportivos, os dois modelos têm bom nível de equipamentos, e o acabamento é primoroso como o de qualquer luxuoso alemão

 

Ao volante de ambos os modelos não é difícil fazer aflorar o “piloto” que existe dentro de cada um de nós. Assim, é prudente conter a empolgação, ou multas por excesso de velocidade virão aos montes. É difícil explicar, mas com eles, a cada acelerada é impossível não abrir um sorriso de orelha a orelha. Enquanto os controles de tração e de estabilidade estão ligados, tanto o RS3 como o 1M Coupé são dóceis como um cachorrinho maltês. A moleza acaba quando a ajuda eletrônica é desativada. Aí eles viram verdadeiras feras. Nada mais divertido do que acionar o M Dynamic Mode (MDM), que desliga parte dos sistemas e deixa o cupê ainda mais divertido. Basta provocá-lo e você consegue belas saídas de traseira. Calma! Fizemos as manobras em uma pista particular.

No RS3, essa brincadeira é coibida por conta da tração integral. Por outro lado, ela ajuda o modelo na prova de aceleração de zero a 100 km/h, vencida em um tempo menor: são 4,6 contra 4,9 segundos. Na verdade, é uma diferença ínfima para a rua e só dará uma vantagem real ao Audi se os dois modelos estiverem competindo em um circuito. Mas, em se tratando de carros esportivos, é sempre bom saber que o seu é mais rápido que o do vizinho.

No Audi, o modo Sport pode ser acionado manualmente pela tecla S no painel ou automaticamente quando em altas rotações. Esse acerto abre uma borboleta no escapamento que altera o rugido da fera. Alguém quer ligar o sistema de áudio? Acho que não. Além disso, o modelo dispõe também do controle de largada. Já no BMW, a função Overboost eleva o torque em 5,1 kgfm. Ou seja, vai dos 45,8 kgfm entre 1.500 rpm e 4.500 rpm para incríveis 50,9 kgfm. Em ambos a velocidade é de 250 km/h (limitada).

O 1M Coupé é 80 quilos mais leve. Além disso, tem a distribuição de peso mais próxima do ideal, quase 50% para cada eixo. A relação peso/potência do RS3 é de 4,6 kg/cv e do BMW de 4,4 cv/kg. O consumo misto do Audi é de 11,1 km/l e do BMW é de 10,4 km/l. E ambos também têm o sistema regenerativo de energia.

As diferenças entre eles vão além da carroceria: um tem tração integral e motor cinco cilindros. O outro, tração traseira e motor seis cilindros em linha

No BMW é difícil o acesso ao banco traseiro. Mas, em um esportivo, eles estão quase sempre desocupados

O banco concha (opcional) dificulta um pouco o acesso do motorista. Será que alguém vai reclamar?

Como é de praxe, a suspensão firme desses modelos garante a estabilidade nas curvas. O RS3 é 2,5 cm mais baixo, se comparado ao A3 convencional e é ainda mais firme que o S3 (com 256 cv). O Série 1M Coupé é rebaixado em 2 cm em relação ao 135i. Nem precisa comentar o quanto o volante deles é direto: dirigibilidade de fazer inveja. São duas “joias” que valem quase R$ 300 mil e ainda podem ser usadas diariamente sem grandes problemas. Mas é bom ter cautela: imagina cair em um buraco e estragar as belíssimas rodas aro 19?

O Audi leva vantagem pelas práticas quatro portas. No 1M Coupé é preciso um pouco de ginástica para se acomodar no banco de trás. O acabamento dos alemães é primoroso com o uso de materiais nobres. O Audi pode vir equipado opcionalmente com os bancos dianteiros do tipo concha, que aumentam a sensação de “carro de corrida”. É verdade que atrapalham um pouco na hora de entrar e de sair e não trazem a regulagem elétrica. Alguém vai reclamar? Destaque também para o volante de base achatada. No BMW há a mordomia dos ajustes e ainda o botão start/stop para dar a partida no motor.

O kit de carroceria dos dois modelos é capaz de mexer com o imaginário. O visual é intimidador, de parar o quarteirão. São de “babar” e chamam muita atenção pelas ruas. O 1M Coupé tem o para-choque dianteiro com duas tomadas de ar nas extremidades, responsáveis por criar um efeito de cortina de ar em torno das rodas da frente, melhorando a estabilidade. No RS3, o desenho também foi alterado para diminuir o arrasto aerodinâmico.

O BMW esbanja proteção com o Dynamic Stability Control (DSC), ABS, controle automático de estabilidade (ASC) e dinâmico dos freios (DBC), assistente para arrancar em aclives e assistência de frenagem em curvas (Conering Brake Control). A mesma conhecida sopa de letrinhas, que resume os sistemas eletrônicos de segurança, cuida dos ocupantes do Audi. Freios ABS, controle de estabilidade e de tração, seis airbags como no rival (os dianteiros são de dois estágios), cintos de segurança com limitador de força e encostos de cabeça ativos. Além disso, para conter o poderio mecânico, os modelos trazem grandes discos de freios.

 

S= Item de série / N= Item não disponível / O= Item opcional * versão avaliada com bancos do tipo concha

Os preços podem variar dependendo da concessionária – Seguros cotados pela D&G Corretora (11) 3985-3118 junto à Porto Seguro

Enfim, esse é um daqueles comparativos no qual não se escolhe um vencedor. Vai do gosto do comprador. Poderia até ponderar que o BMW tem pacote de peças quase R$ 15 mil mais caro que o Audi, mas como diz o dito popular: “Mais vale um gosto do que o dinheiro no bolso.” Se eles têm concorrentes? Claro, que sim! Há o Subaru WRX STI de 310 cv (R$ 220 mil) e o Ford Focus RS, também com motor de cinco cilindros turbo de 305 cv. Mas esse é trazido para cá somente por importação independente.

BMW 1M COUPÉ

MOTOR seis cilindros em linha, 3.0 litro, 24 V, com Overboost TRANSMISSÃO manual, seis marchas, tração traseira DIMENSÕES comp.: 4,38 m – larg.: 1,80 m – alt.: 1,42 m entre-eixos 2,660 m PORTA-MALAS 405 litros PNEUS 245/35 R19 (dianteiro) / 265/35 R19 (traseiro) PESO 1.570 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 344 cv a 5.900ß rpm TORQUE 45,8 kgfm de 1.500 a 4.000 rpm (50,9 kgfm com Overboost) VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h (limitada eletronicamente) 0 – 100 km/h 4,9 segundos CONSUMO cidade: 7,4 km/l – estrada: 13,6 km/l CONSUMO REAL cidade: 5,7 km/l – estrada: 9,6 km/l

Audi RS3 Sportback

MOTOR cinco cilindros em linha, 2,5 litros, 20 V TRANSMISSÃO automatizada, sete marchas, tração integral DIMENSÕES comp.: 4,30 m – larg.: 1,79 m – alt.: 1,40 m ENTRE-EIXOS 2,578 m PORTA-MALAS 302 litros PNEUS 235/35 R19 (dianteiro) / 225/35 (traseiro) PESO 1.575 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 340 cv de 5.400 a 6.500 rpm TORQUE 46 kgfm de 1.600 a 5.300 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h (limitada eletronicamente) 0 – 100 km/h 4,6 segundos CONSUMO cidade: 7,6 km/h – estrada: 14,7 km/l CONSUMO REAL cidade: 5,9 km/l – estrada: 10,4 km/l

Agradecimentos à Concessionária Eurobike Alphaville