Ford Ka atinge marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil

721

O Ford Ka atingiu neste mês a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil, 20 anos e três gerações depois do início da fabricação do modelo no País.

O Ka começou a ser produzido no Brasil em 1997, um ano após o lançamento do modelo no mercado europeu. Nascido como um subcompacto, levava apenas quatro passageiros e tinha uma carroceria com linhas ousadas para a época. Montado na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). Na época, foi o segundo modelo lançado pela marca no País após o fim da Autolatina. O visual do Ka brasileiro se descolou do europeu em 2002, com a adoção de novos para-choque, tampa do porta-malas e lanternas, seguindo com essa cara até o lançamento da segunda geração.

O modelo ganhou uma nova geração em 2008. Diferente do carro europeu, que nasceu do mesmo projeto do Fiat 500 (e manteve o tamanho diminuto), o Ka brasileiro manteve a base do Fiesta e a carroceria de duas portas. Mas ganhou tamanho, podendo agora acomodar três passageiros no banco traseiro.

Desenvolvida no Brasil, a terceira geração do Ka foi apresentada em 2014. Desta vez com uma nova plataforma (a mesma do Fiesta de sexta geração), começou a ser produzido em Camaçari (BA). Com porte de compacto, passou a ser comercializado apenas com a carroceria hatch de quatro portas e a inédita configuração sedã.

O Ka produzido no País é exportado para outros mercados da América do Sul e o México. Desde 2015, o modelo é produzido também na Índia, com o nome de Figo. E é esse Ka indiano que é mandado desde o ano passado para o mercado europeu.

blog comments powered by Disqus