Gerações controversas

4012

Alguns carros são lembrados pela sua história ou pelas suas (grandes) qualidades mecânicas. Entretanto, algumas gerações desses modelos, em algum momento, derraparam. Talvez seja pelo estilo destoante, que às vezes deixava uma pergunta no ar: “o que será que aconteceu?”. A verdade é uma só: os tempos evoluíram e juntamente o estilo dos carros.

Ford Taurus
O Ford Taurus é produzido desde 1986 e algumas unidades da segunda geração (de 1992 a 1995) foram trazidas para cá em 1994, quando houve a abertura das importações. O design do Ford era conhecido por suas linhas retas e pelos três volumes bem definidos. Entretanto, tudo isso se perdeu nos modelos 1996. Nessa época, o sedã passou a ter um visual mais futurista e cheio de elementos ovalados por todos os lados, como nos faróis e no interior. Ele não agradou os consumidores. A Ford comercializou essa terceira geração no Brasil, nas versões sedã e perua – aqui também não era um show de design.

Toyota Corolla
Este Toyota Corolla talvez seja um dos carros mais excêntricos já produzidos pela Toyota. A oitava geração do sedã vendida na Europa era (bem) diferente dos modelos até então existentes. A dianteira chamava a atenção pelos faróis circulares juntamente com a grade do radiador no estilo colmeia. No Brasil, esse Corolla também foi vendido, assim como sua versão perua – lá fora ele era oferecido ainda na carroceria hatch. 

Ford Thunderbird
A Ford também errou a mão no Thunderbird. Das linhas delicadas e sensuais do modelo 1955 desenhadas por William P. Boyer, o T-Bird passou a exibir um estilo mais “parrudo” nos modelos produzidos na década de 1960 (quarta geração). Um mal gosto comparado ao clássico modelo fabricado entre 1955 e 1957.

Cadillac Eldorado
O Cadillac Eldorado passou da beleza irretocável dos Biarritz 1959 para um desenho sem graça na décima geração. Ele pode até ser chamado de contra-senso frente aos modelos clássicos. A décima geração do Eldorado foi produzida entre 1992 e 2002. Aliás, falta tempero nos Eldorados feitos nesse período.

Ford Mustang
Pergunte para qualquer pessoa qual dos Ford Mustang é o mais belo. Muitas vão escolher os modelos feitos em 1967. Também pudera, são os mais clássicos. Esse modelo estrelou a espetacular perseguição no filme “Bullitt” com o astro Steve McQueen ao volante. Não dá para comparar essa primeira geração do Mustang (1964 a 1973) com os modelos de 1980 (terceira geração). Ele pouco lembra um Mustang clássico.

blog comments powered by Disqus