A General Motors vai investir R$ 1,4 bilhões na fábrica de Gravataí (RS). O montante, que é parte do plano de investimento de R$ 13 bilhões que o grupo irá fazer no Brasil até 2019, será aplicado na atualização da unidade industrial para a “produção de novos veículos”. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (3).

Inaugurada em 2000, para a produção do Chevrolet Celta, a fabrica de Gravataí é responsável atualmente pela fabricação dos Chevrolet Onix e Prisma. Os novos projetos citados pela montadora serão frutos do Projeto GEM (Global Emerging Markets), uma parceria entre a GM e os chineses da SAIC e que dará origem a uma plataforma global voltada para veículos compactos e SUVs para mercados emergentes.

Sobre ela é que serão construídos os substitutos dos atuais Onix, Prisma, Cobalt e Spin, todos montados sobre a (também global) plataforma GSV, desenvolvida no início dos anos 2000 pelos alemães da Opel, e também um SUV compacto, conforme anunciou o jornal Zero Hora. Os primeiros carros do Projeto GEM devem chegar ao mercado até 2020.