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O sucesso das séries especiais Spyce (4.200 vendas) e Copa (8.000 vendas) motivou a Hyundai a lançar uma nova versão definitiva para o HB20: a R spec (pronuncia-se “ar ispéc” ou “érre ispéc”). Trata-se de um HB20 esportivado, ou seja, com visual e detalhes de carro esportivo, mas sem modificações mecânicas em relação às versões normais. Segundo o gerente de produto da Hyundai Brasil, Rodolfo Stopa, esse tipo de carro atende “o consumidor que quer visual esportivo, mas não pretende pagar mais para ter um motor mais potente”. E não são poucas as pessoas que buscam um automóvel assim. Pelas contas da Hyundai, esse nicho de mercado comporta atualmente 25.000 unidades e vai crescer com a chegada do HB20 R spec. O líder dos esportivados é o Fiat Palio Sporting, com cerca de 4.800/5.000 emplacamentos/ano.

Bonito, o carro é. E foi justamente aproveitando o principal atributo do HB20 – o design – que a montadora de Piracicaba (SP) decidiu apostar em uma nova versão. O HB20 R spec tem apenas uma versão de motorização (1.6 flex de 122/128 cv) e duas de transmissão (manual e automática, ambas de seis marchas). Além das tradicionais cores preta, prata e azul, o R Spec terá a exclusiva cor vermelha que aparece nas fotos. Por fora, é um carro ousado, mas sem exageros. Essa versão esportivada tem uma grade mais agressiva, com contorno diferente das demais versões, rodas de diamantadas aro 15 com interior preto, pneus 185/60 (Pirelli P1 ou Goodyear Eagle Sport), pinças de freios vermelhas, novo para-choque traseiro, ponteira de escapamento cromada (visível pela primeira vez na linha HB20), capa do retrovisor sempre na cor preta e logotipo “R spec” na grade dianteira e na tampa traseira. Sentimos falta apenas de uma minúscula marca “R spec” nos paralamas dianteiros, logo à frente da porta.

Apesar de ser uma concepção da Hyundai Brasil, o HB20 R spec foi criado pelo centro de design da marca em Namiyang, na Coreia do Sul. Os estilistas tiveram o bom senso de não colocar nenhuma faixa no carro e capricharam também no interior. Por dentro, o carro é todo preto com detalhes vermelhos no painel, no volante, nas portas e no pomo da alavanca de câmbio. Os bancos são bonitos, esportivos e aconchegantes e trazem a marca “R Spec”. O volante multifuncional de couro tem excelente pegada. As pedaleiras são cromadas. Outro detalhe positivo está no quadro de instrumentos, que traz os marcadores analógicos para combustível e temperatura do motor (nas demais versões, são digitais).

Esse interior bem pensado pode não diferenciar o HB20 R spec dos Fiat que competem nesse nicho, mas certamente vai diferenciá-los dos rivais da Volkswagen, pois a montadora alemã não modifica a parte de dentro de seus carros esportivados. Talvez por isso, o diretor de marketing da Hyundai Brasil, Cassio Pagliarini, não esconda que o objetivo da marca é vender cerca de 5.000 unidades em 2016 e levar o R spec à liderança dos esportivados. As vendas começam depois do Carnaval, mas a Hyundai não divulgou os preços antes do fechamento desta edição. Contudo, revelou que ficará entre o preço das versões Comfort Style (R$ 55.845) e Premium (R$ 59.445).