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Abalada pela alta do dólar, a Kia não tem motivos para celebrar o ano de 2015 no Brasil. A rede de concessionárias encolheu de 180 para 125 lojas e a expectativa é fechar o ano com apenas 16 mil unidades comercializados. Apesar do cenário adverso, a marca aposta na retomada do crescimento para o próximo ano e anunciou nesta terça-feira (8) o lançamento de cinco novidades no Brasil em 2016.

Um dos motivos para este otimismo é o início da produção da fábrica da marca no México, a partir de março, e que vai possibilitar a importação de automóveis sem o pagamento do imposto de importação de 35%.

“Cerca de 20% da produção [da planta mexicana] será destinada a América do Sul, incluindo o Brasil. Pretendemos fechar 2016 com 21 mil unidades vendidas e um market share acima de 1%, graças aos carros do México”, destacou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

As primeiras novidades a desembarcar no mercado brasileiro serão a nova geração do crossover Sportage e o sedã Optima remodelado, ambos lançados oficialmente na última edição do Salão de Frankfurt (Alemanha) e que chegam ao País em março, importados da Coreia do Sul.

Em junho será a vez do Cerato, que estreia um facelift e será o primeiro modelo trazido da nova fábrica mexicana. No mês seguinte, para coincidir com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a marca inicia a importação limitada da atual geração do hatch compacto Rio.

O último lançamento será em novembro, quando estreia no mercado nacional a nova geração do Rio. O modelo chegará do México com ar de novidade, já que ainda nem foi apresentado no exterior, e terá como novidade a motorização flex.