Na capa de nossa edição de junho, sob a chamada “O Land Rover Nacional”, mostramos, com exclusividade, uma projeção por computador do Discovery Sport – substituto do Freelander, que, na época, nem nome tinha. Adiantamos também que seria o principal modelo a ser produzido na fábrica que a marca vai construir em Itatiaia, RJ. Bem, o SUV foi exibido no Salão de Paris, no mês passado, e a notícia de sua produção nacional foi ganhando espaço. Agora, no Salão do Automóvel, sua produção deve ter sido anunciada (embora não tenha havido con rmação o cial até o fechamento da edição, o anúncio era dado como certo por nossas fontes).

Mais urbano que o Freelander, o Discovery Sport, como já acontece com Evoque e Freelander na Europa, terá versões com tração dianteira, que abandonam a capacidade fora de estrada em nome da economia e de um preço mais acessível. E a marca frisa, por outro lado, que deseja fazer com que o S da sigla SUV volte a signi car algo (justamente o “esportivo” do “utilitárioesportivo”). Com 4,59 m de comprimento (9 cm a mais que o Freelander e 2 cm a mais que um Toyota RAV4), ele tem um ótimo aproveitamento de espaço e versões de sete lugares – apesar de a terceira leira servir, basicamente, para crianças. Além de uma versão com o motor a diesel 2.2 do Evoque, o Discovery Sport terá também um novo 2.0 turbo a gasolina (da família Ingenius), sempre com câmbio automático de nove marchas.