A direção autônoma não é exatamente uma novidade. Marcas como Mercedes-Benz e Volvo já aplicam em seus veículos sistemas que permitem aos veículos se manterem na rota quase sem a intervenção do motorista. Mas para funcionar, esses equipamentos exigem um infraestrutura viária em perfeitas condições. Mas Jaguar Land Rover anunciou que trabalha atualmente em um sistema autônomo que consiga operar exatamente na situação oposta: em condições adversas e fora de estradas asfaltadas.

Para isso, o projeto, batizado de Direção Autônoma em Todos os Terrenos, combina o uso de câmeras, sensores ultrassônicos, lasers e radares de última geração, que é capaz de determinar as características da superfície até cinco metros à frente do veículo em três dimensões, permitindo ao seletor de terreno Terrain Response alternar automaticamente entre os modos de condução e controlar a velocidade do veículo.

Outro componente do sistema é um aparato de comunicação sem fio entre veículos, permitindo que os carros de um comboio troquem automaticamente informações sobre obstáculos ou paradas.