Live On: seu smartphone no lugar do som

1343

Apresentado no lançamento do Fiat Mobi, o sistema Live On chega ao mercado agora. É uma combinação do app Fiat Live On (Android/iOS) com o hardware para conectar carro e smartphone: um local para fixá-lo ao painel e um carregador USB (com “esconderijo” para o cabo). O app é gratuito, mas a interface física é parte do Kit Tech Live On, pacote que inclui outros itens (luzes de neblina, sensor de estacionamento, etc.). Ele custa R$ 4.731, ou R$ 153 a mais que o Kit Tech, com os mesmos itens, mas som tradicional.

É verdade que o sistema “normal” do Fiat já é completo, com telefonia, streaming por bluetooth e comandos no volante. Mas o Live On vai além: adiciona conectividade para ouvir músicas via internet (Spotify, Deezer…), e navegador (Google Maps, Waze, Tom Tom…). Há, ainda, as interessantes funções “Onde Parei” – que registra quando e onde você estacionou pela última vez – e EcoDrive, que ensina a dirigir de forma econômica. E o melhor: o sistema não bloqueia os comandos de voz da Siri ou do Google Now.

Basta entrar no carro, iniciar o aplicativo e encaixar o smartphone. O encaixe é um pouco chato: dependendo da localização dos botões de volume e liga/desliga, a própria trava pode apertá-los (e aí é preciso um ajuste fino). Depois de parear pela primeira vez, o sistema conectará automaticamente. O problema é que o celular não pode ser muito lento e, caso esteja sem ele, pode usar apenas o rádio (via botões no volante).

É um app bem interessante, mas que não oferece muito mais que o app Android Auto usado via smartphone. E a Fiat precisa atualizar o software, pois ele travou diversas vezes durante nossos testes e ainda tem dois graves problemas: não leu músicas do meu cartão SD (só as da memória interna do telefone) e, quando se usa o Maps o botão Home não aparece (e se você usar o do celular vai pra Home do celular, não do Live On).

blog comments powered by Disqus