O carro rodava a uns 40 km/h quando eu disse para a garota ao lado: “Vamos ver se ele é bom mesmo de aceleração”. Enfiei o pé direito com força até o fundo no acelerador, o motorzão 5.5 fez os seus 557 cavalos urrarem, o carro deu um tranco para a frente e jogou nossos corpos contra o encosto dos bancos. Em questão de segundos, o ponteiro do velocímetro foi a 100, 120, 160, 200 km/h e a senhorita do lado ria e gritava ao mesmo tempo. Uns 400 metros e muitos “Aah!” e “Hahaha” depois, tirei o pé do acelerador, o ponteiro desceu a 160, toquei o pedal do freio suavemente e a velocidade caiu para 120, 100 e finalmente 80 km/h, para continuar no trânsito de uma das estradas alemãs. Assim começou a nossa avaliação do Mercedes-Benz E 63 AMG, uma fera que começou a ser vendida no Brasil em setembro, por US$ 245.900.

Com essa versão apimentadíssima, a Mercedes-Benz completa a linha da Classe E no mercado brasileiro. O Mercedes E 63 AMG 4Matic (de tração permanente nas quatro rodas) teve modificações estéticas e funcionais. Se você busca um canhão, este é o carro. Equipado com um motor V8 biturbo de 5461 cm3 (por isso chamamos de 5.4, embora a Mercedes prefira 5.5), ele esbanja potência e oferece 73,4 kgfm de torque entre 1.750 e 5.250 rpm. Velocidade é com ele mesmo: 0-100 em 3,7 segundos e máxima de 250 km/h (limitada, é claro).

A nova grade do radiador tem lâmina dupla e compõe um agressivo conjunto com o defletor aerodinâmico da dianteira. As rodas aro 19, a traseira com um discreto prolongamento da tampa do porta-malas, como aerofólio, e as quatro ponteiras de escapamento cromadas completam o visual esportivo. É bonito para quem vê. Mas é melhor ainda para quem dirige, agora falando do interior do carro. A posição de dirigir é perfeita, os bancos esportivos “vestem” o corpo e o volante AMG Performance, com a base e a parte superior achatadas, convida a uma tocada mais ousada nas estradas. As mãos seguram o couro Alcantara e os dedos trocam as marchas pelas borboletas em alumínio.

No centro fica o display com o logotipo AMG, quando o motorista senta em sua posição. Ele oferece três menus de informação: warm up (temperatura do óleo e da água), set up (regulagem da suspensão) e transmissão (confortável, esportiva, esportiva plus ou manual). Tendo o carro ajustado ao seu estilo, a partir daí é só escolher o melhor caminho e, se possível, ter uma boa companhia, tornando a condução do E 63 AMG ainda mais divertida.