Nas ruas de Londres é muito fácil encontrar um táxi. A cidade-sede da Olimpíada deste ano tem como marca registrada, desde 1948, os famosos Black Cabs, também conhecidos como Hackney Carriages. Esse modelo da década de 1940 era baseado em um Austin, mas em 1959 a London Taxi International lançou o primeiro veículo no mundo especialmente fabricado para ser um táxi.

Hoje chamada The London Taxi Company, a empresa fabrica artesanalmente cerca de três mil veículos desse tipo por ano, vendidos em mais de 35 países, incluindo Japão, EUA e Paquistão; e uma joint venture com a chinesa Geely foi feita exclusivamente para fabricar o modelo lá. O modelo atual, o TX4, é apenas a quarta geração do famoso London Taxi desde 1948. Em todo esse tempo, foram mais de 130 mil unidades produzidas e as mudanças no design foram mínimas para preservar a tradição do modelo.

A vantagem de se projetar um veículo especialmente para ser um táxi são muitas: na frente, vai só o motorista e há um grande espaço para malas. Atrás, cinco passageiros viajam com espaço e privacidade, pois há uma divisória de acrílico entre a cabine do motorista e o habitáculo traseiro. O TX4 tem 4,58 m de comprimento e 2,886 m de entreeixos. Dois dos assentos traseiros giram em direção à saída para facilitar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção, e ainda há uma rampa que pode ser acionada para a entrada de cadeirantes.

Se você for para a Olimpíada, não deixe de dar uma volta no carrinho. Há os que se preocupem que o reinado do TX4 esteja ameaçado, pois a prefeitura passou a autorizar outros veículos com maior capacidade para atuar como táxis. Mas a tradição é forte e deve seguir nas ruas por décadas.

 

O modelo tem motor a diesel com injeção direta de 102 cv. O raio de giro do volante é de apenas oito metros, o que facilita a manobra em ruas apertadas. No habitáculo, conforto para passageiros e espaço para cargas 

 

 

EVOLUÇÃO?

Abaixo, a tímida trajetória do famoso táxi londrino. Praticamente o mesmo modelo há mais de seis décadas

1948 FX3

1958 FX4

1989 Fairway

1997 TX1

2002 TXII