Achar algo bonito ou feio é subjetivo. Afinal, cada pessoa tem seu próprio conceito de beleza. No mundo dos carros, porém, existem certos modelos unânimes no quesito projeto e visual “controverso”.  Por isso, aqui está uma lista com cinco dos carros que nunca deveriam ter saído da linha de produção. E você? Concorda com essa lista? 

Reliant Robin

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O Robin foi um veículo de três rodas (duas na traseira, uma na dianteira) produzido pela Reliant Motor Company de 1973 a 2002 em Tamworth, na Inglaterra. As suas vendas só aconteceram no Reino Unido. Ele foi oferecido em três versões: hatch, perua e furgão. Esse triciclo utilizava uma carroceria de fibra de vidro que assegurava um baixo peso ao modelo (menos de 400 kg). Os motores vinham de motos com 750 cc ou 850 cc. Verdade é, que tinha uma péssima qualidade construtiva. Devido ao seu esilo, o Robin era um total desastre nas curvas. Dá para imaginar. Entretanto, há pessoas que arriscam a própria vida em corridas dedicadas ao modelo. É um show de capotagens e de acidentes.

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E o Robin apareceu algumas vezes no seriado Mr. Bean

 

Pontiac Aztek

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O crossover médio teve uma vida curta (e não muito intensa) devido, principalmente, ao seu visual para lá de controverso. A idéia do conceito de 1999 que o originou era boa, mas a execução… Apesar dos consumidores o rejeitarem, o Aztek, anos mais tarde conquistou uma legião de fãs ao aparecer no seriado Breaking Bad – era o carro do protagonista Walter White, interpretado pelo ator Bryan Cranston. Ou seja, virou um simbolo cult mundo afora. Em sites americanos de compra e venda de carros é possível achar um Pontiac Aztek por cerca de US$ 5.000. Sob o capô, esse Pontiac tinha um motor V6 3.4 e câmbio automático de quatro marchas.

https://www.youtube.com/watch?v=ZXst0KqKF4Q

FSO Polonez

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Com nome inspirado numa dance polonesa, o FSO Polonez foi feito de 1978 a 2002 sob licença da Fiat – o chassi e os motores 1.3 e 1.5 vieram do Polski Fiat 125p.  Aliás, o Polonez foi feito por mais de dez anos juntamente com o modelo Polski Fiat 125p (cuja produção encerrou em 1991). As linhas da carroceria do Polonez foram criadas pelo italiano Giorgetto Giugiaro (mesmo designer do Lancia Delta, do Alfa Romeo 159, da Ferrari 250 GT Bertone, entre outros) e tinha variantes hatch, sedã, perua, picape, cargo, cupê, 3 portas e uma versão especial para o corpo de bombeiros da polônia. Em 1978, o Polonez foi o único carro do leste europeu a ser aprovado nos testes de colisão americanos. Mesmo assim….

 

 

Eagle Premier

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O Eagle Premier foi um sedã intermediário de luxo desenvolvido pela American Motors Corporation (AMC) – o mesmo fabricante dos modelos Pacer (1975 a 1980) e Javelin (1968 a 1974). O Premier tomou vida por meio da parceria da AMC com a Renault Chrysler Corporation e produzido de 1987 até o final de 1991 (ano/modelo 1992) – foi vendido em outros mercados também como Dodge Monaco. Ele era construído sobre o chassi do Renault 25. Já o design… é ele que faz desse sedã tão contraditório, com linhas quadradas e sem estilo. Aliás, parece ter sido desenhado por uma criança de 6 anos! O fabricante destacava as qualidades do Premier, como as dimensões externas, a cabine espaçosa e o porta-malas volumoso. O modelo 1988 tinha motor de quatro cilindros e 2,5 litros associado a câmbio automático. Havia também uma opção V6 3.0. A garantia do carro era 7 anos.

Yugo GV (The Road Back to Sanity)

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Nascido originalmente como Yugo 45, o subcompacto iugoslavio foi rebatizado de Yugo GV, quando passou a ser importado para os Estados Unidos, em 1985. O modelo foi baseado no Fiat 127. Os motores disponiveis tinham cilindrada de 903 cc, de 1.100 cc e de 1.300 cc – esses dois últimos importados para o mercado norte-americano. Ele chegou com a função de ser o carro mais barato à venda no País custando US$ 3.990.Apesar do preço não dá para dizer que o Yugo era um carro legal – parecia uma caixa de fósforo. O Yugo saiu dos EUA em 1989 quando a filial americana faliu. Em 1990, houve uma tentativa de rerguer a empresa com o Yugo GV Plus dotado de injeção de combustível junto de uma variante conversível, a Yugo Cabrio.

E aqui estão outros carros que facilmente poderiam estar nessa lista, mas pela falta de segurança. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=-x3UTROQajk