13,94%|

foi o aumento nas vendas de automóveis e comerciais leves em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2010. Tratase de mais um recorde histórico, com um total de 229.858 emplacamentos. Já entre as marcas associadas à Abeiva (importadores sem fábrica no Brasil), o crescimento foi de 93,2%, também em comparação com janeiro do ano passado.

Fiat Perde a liderança para a volks

Depois de conquistar em 2010 – pela nona vez – a liderança de vendas nacional, a Fiat perdeu o posto, agora em janeiro, para a Volkswagen. A marca italiana ainda manteve a liderança entre os comerciais leves, enquanto a fabricante alemã foi líder em vendas de automóveis. Mas, somando as duas categorias de veículos, como se vê na tabela acima, a vantagem foi da Volks. Além disso, a Citroën começou o ano em oitavo lugar, passando a Toyota e a Peugeot. A Nissan, por sua vez, ultrapassou a Mitsubishi.

A Renault tem difi culdade para conquistar consumidores nos segmentos mais caros do mercado, mas vai bem com seus modelos populares. O velho Clio (acima), agora só 1.0, garantia de três anos e preço mais baixo, tem dado ótimos resultados. Em janeiro, foram emplacadas 3.011 unidades do modelo, que fi cou à frente do Logan, do C3 e do Peugeot 207, por exemplo. Somando suas vendas com as do Sandero (ao lado), seu substituto, o total é de 6.540 unidades – número que colocaria a dupla em um ótimo oitavo lugar no ranking dos modelos mais vendidos, entre Fiesta e Palio.

Recall

A Ford anunciou um recall, para avaliação e possível reparo de 300.860 veículos (Fiesta e EcoSport). No caso do Eco 2011, os proprietários devem comparecer às concessionárias para conferir se as instruções sobre o uso da trava de segurança para crianças estão corretas.

Já os proprietários de Fiesta (hatch e sedã) 2008 e 2009 e de Eco 2007, 2008 e 2009 devem verificar a possibilidade de problemas na mesma trava, que pode ter que ser substituída. Para mais informações, acesse www.ford.com.br ou ligue para 0800 703 3673.

Proprietários de 253 picapes Peugeot Hoggar devem verificar o alternador da bomba da direção hidráulica. Em alguns casos, a má fixação de alguns parafusos pode causar perda da assistência e, consequentemente, acidentes. Dúvidas: www.peugeot.com.br ou 0800 703 2424

Hatches médios: Ford Focus se recupera

As vendas do novo Ford Focus hatch começaram fracas, mas, com o tempo, vêm melhorando. No ano passado, ele ficou atrás de i30 e Astra (além do Punto, que a Fenabrave considera como médio), mas este ano começou melhor. Em janeiro, foi o segundo mais vendido do segmento, como mostra a tabela ao lado. Já do Bravo, novato no segmento, foram emplacadas 527 unidades (número próximo ao das vendas de 307, Tiida e Vectra GT/GT-X).

Após problemas com o grupo Izzo, que tinha a exclusividade de comercialização dos modelos da marca no País, a Harley-Davidson encerrou a parceria e nomeou uma nova rede de concessionárias.

Em fevereiro, a marca apresentou sua linha 2011. São 13 modelos no total, todos produzidos na fábrica de Manaus, que a montadora garante que terá sua capacidade aumentada em 40% até agosto deste ano. As operações de vendas de motocicletas em São Paulo estão previstas para o início deste mês e, em Belo Horizonte, começarão em abril.

46,2%

foi a participação de veículos 1.0 no total das vendas em janeiro, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). É a primeira vez desde 1997 que os 1.0 não foram maioria nas vendas. O ano em que mais dominaram foi 2001, quando representaram 71,1% dos emplacamentos

Dobradinha da Hyundai

Já faz tempo que a Hyundai domina o segmento de sedãs grandes. O Azera foi líder praticamente desde seu lançamento. Mas, em janeiro, o sedã perdeu a posição – para outro Hyundai. O Sonata, menor, menos potente e mais caro, teve 624 unidades emplacadas. Somando com 472 unidades do Azera, a Hyundai teve, em janeiro, 55,58% de participação no segmento. Em terceiro lugar, vem Malibu (203 unidades). O BMW 320 teve 175 unidades emplacadas e o Mercedes Classe C, 257 exemplares.

Picasso empata com picasso

Aqui no Brasil, a Citroën vende duas minivans com o sobrenome Picasso. A mais antiga e também mais barata Xsara Picasso ainda era, até o ano passado, mais vendida que a moderna C4 Picasso. Mas agora em janeiro houve um empate: foram emplacadas 433 unidades de cada um dos modelos. Somadas, as vendas das duas dão à marca a liderança do segmento de monovolumes grandes (individualmente, perdem para a Zafira).

Novidades no segmento de suvs

Quem acompanha a MOTOR SHOW deve estar habituado a ver, na lista de SUVs mais vendidos, o trio EcoSport/Tucson/Pajero (foram os líderes no ano passado). Mas com o lançamento do ix35, também da Hyundai, as vendas do Tucson caíram e ele sumiu do topo da lista. Enquanto isso, o Honda CR-V cresceu e o novo Citroën Aircross tem se saído muito bem. Resultado: agora o EcoSport continua líder, com quase o dobro do segundo colocado CR-V. O Aircross é terceiro colocado.