Na edição passada, o novo Mercedes-Benz GLA enfrentou seus rivais do Brasil na faixa de R$ 130.000. Agora, o futuro crossover nacional da marca aparece no Salão na apimentada versão
AMG, já disponível por R$ 289.900. O preço extra é justi cado não apenas por ela oferecer mais tecnologia, rodas maiores, suspensão rebaixada e visual incrementado, com para-choques e
rodas exclusivas, além de bancos esportivos. Ao passar pela preparadora AMG, o crossover (que está mais para hatch do que para SUV) ganha o impressionante motor 2.0 turbo de 360 cv – como já havia acontecido com o hatch A 45 AMG do qual deriva. O valente motor 4 cilindros é su ciente para fazê-lo cumprir a prova de 0-100 km/h em 4,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h. A transmissão é a mesma automatizada de sete marchas – mas aqui, além das borboletas para trocas sequenciais no volante, o carro ganha uma alavanca tradicional no console (e não na coluna de direção). Nesse ponto, a Mercedes não quis ousar. Seu principal rival é o Audi RS Q3, que já avaliamos na edição de agosto e está exposto no estande do concorrente.