Antigo Classe M, Mercedes-Benz GLE fica mais sofisticado

O SUV chega em três versões a diesel com novo visual e transmissão de nove marchas

4534

Para simplificar as coisas diante de tantas novas variações de carroceria, a Mercedes-Benz rebatizou sua linha. Todos seus SUVs/crossovers agora começam com GL e terminam com a letra do modelo do qual derivam. Assim, o Classe M (ou ML), baseado no Classe E, passa a se chamar GLE. Ele ganhou também uma versão Coupé, que chega ao Brasil em 2016 para brigar com o BMW X6. Mas este mês a novidade é a versão SUV, aqui chamada apenas de GLE. Ela já chegou às lojas da marca nas versões 350d (R$ 312.900) e 350d Family (R$ 369.900).

A marca aproveitou o novo nome e a chegada do Coupé para dar um belo “tapa” no modelo e alinhá-lo visualmente ao resto da linha. São novos grade, faróis, caixas de rodas, capô e para-choques, além das rodas e lanternas com LEDs. Já no interior, um improviso: a marca adicionou ao controle giratório o novo touchpad, mas o botão de volume, por exemplo, segue junto à tela (nos novos Mercedes fica junto ao touchpad); falando em tela, agora ela “flutua” sobre o painel, como nos novos modelos, acima das saídas de ar redesenhadas.

Apesar de usar o mesmo 3.0 V6 a diesel com 258 cv, a mecânica tem novidades. O novo câmbio de nove marchas, como comprovamos em um teste nos arredores de Stuttgart, aproveita melhor os 63,2 kgfm de torque e reduz o ruído na cabine. Com o pé leve, as trocas são antecipadas: a
50 km/h ele já engata a quinta, e a 120 km/h circula a 1.400 rpm, em silêncio absoluto. Por outro lado, quando necessário, acelera de 0-100 km/h em apenas 7,1 segundos. Contribuem para o conforto o acabamento fino, o enorme espaço e as suspensões a ar de altura variável.

É possível, ainda, selecionar o tipo de terreno e acertar rigidez dos amortecedores e respostas da direção e motor/câmbio. A lista de equipamentos é de carro de luxo já na versão básica. A Family soma esportividade (interior AMG, rodas aro 20”), conforto (ar de três zonas, entretenimento traseiro, tampa do porta-malas motorizada…) e segurança (faróis full-LED, câmera de ré…). A Sport chega em janeiro e deve ter pacote off-road, com reduzida e mais esportividade. Econômico, luxuoso e valente, o GLE é um SUV dos sonhos. Mas com um preço para poucos.

—–

Ficha técnica:

Mercedes-Benz GLE 350d 4MATIC

Preço básico: R$ 312.900
Carro avaliado: R$ 369.900
Motor: 6 cilindros em V 3.0, 24V, turbodiesel, start-stop
Cilindrada: 2987 cm3
Combustível: diesel
Potência: 258 cv a 3.400 rpm
Torque: 63,2 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automático sequencial, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensões: a ar, duplo triângulo (d) e multi-link (t), amortecedores ajustáveis
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Dimensões: 4,819 m (c), 1,935 m (l), 1,796 m (a)
Entre-eixos: 2,915 m
Pneus: 255/50 R19 (Family: 265/45 R20)
Porta-malas: 690 a 2.010 litros
Tanque: 93 litros
Peso: 2.175 kg
0-100 km/h: 7s1
Velocidade máxima: 225 km/h
Consumo cidade: 13,8 km/l*
Consumo estrada: 16,3 km/l*
Emissão de CO2: sem dados
Nota do Inmetro: não participa (carro a diesel) *Europa

blog comments powered by Disqus