PreviousNext

Lá em 2005, a Mini lançava o Clubman aqui no salão de Frankfurt. Agora, novamente o fabricante aproveita a mostra alemã, mas para mostrar a nova geração da sua station wagon. O modelo passou a ser construído sobre a plataforma UKL1 e mede 4,20 m de comprimento (26 cm a mais em relação à geração passada). Além disso, a carroceria do Clubman ficou mais larga (9 cm) e mais alta (2,4 cm). O entre-eixos também cresceu e espichou em 10 cm. O Clubman será oferecido com carroceria de quatro portas – no modelo passado, ele tinha uma mini porta lateral.

Mecanicamente, o Mini Clubman passa a usar o câmbio automático de oito marchas ao invés da caixa de seis velocidades utilizada pelos modelos oferecidos no Brasil. Como os demais modelos do fabricante, o Clubman será comercializado com motor tricilíndrico 1.5 turbo de 136 cv de potência, que permite ao carro acelerar de 0-100 km/h em 9 segundos. A versão Cooper S traz um 2.0 turbo de 192 cv e vai de 0-100 km/h em 7 segundos. Já a variante D (diesel) é equipada com um bloco 2.0 de 150 cv. Assim como alguns modelos da BMW, o Clubman será o primeiro carro da Mini equipado com o AirBreather – uma cortina de ar para reduzir a resistência do ar nas rodas traseiras.  

O Mini Clubman chega ao Brasil no primeiro trimestre do próximo ano.