A terceira geração do Mercedes ML chega ao mercado com modificações visuais que o deixaram mais moderno e elegante. O destaque fica por conta dos faróis mais delicados com luzes de LED e das lanternas, que avançam pela lateral. Internamente, o carro ganhou itens tecnológicos e está mais espaçoso para enfrentar a concorrência, cada dia mais acirrada no segmento de utilitários esportivos.

Na avaliação realizada em Campos do Jordão (SP), a versão 350 BlueEfficiency Sport – inicialmente a única disponível no Brasil já que a ML 63 AMG chega apenas no Salão do Automóvel – mostrou bom desempenho e retomadas rápidas, apesar de seu porte e peso. O motor seis cilindros em V de 3,5 litros com injeção direta desenvolve 306 cv a 6.500 rpm e tem torque de 37 kgfm. Aliado à transmissão automática 7G Tronic Plus, garante bom desempenho (zero a 100 km/h em 7,6 segundos e 235 km/h de máxima) sem abusar do consumo.

Aliás, essa foi uma preocupação. A aerodinâmica foi otimizada e os pneus têm menor resistência à rolagem, tudo para melhorar a eficiência, gastando menos combustível.

O novo Mercedes ML ganhou visual modernizado, novos equipamentos de conforto e mais tecnologia para diminuir o consumo e as emissões de poluentes

Dinamicamente, o carro tem suspensões firmes, que garantem a segurança nas curvas e a nova direção elétrica progressiva dá a sensacão de que o carro está sempre “na mão”. Caso seja necessário, um aparato eletrônico estará à disposição para salvá-lo.

Apesar das linhas mais orgânicas, continua sendo quase um trator. Acionado o modo offroad, a suspensão e o volante se adaptam à nova condição. A tração integral identifica as condições do terreno e faz a distribuição do torque e o controle de tração isola as rodas sem aderência. Nas descidas, a assistência eletrônica permite que se escolha a velocidade de descida sem pisar no freio.

Por dentro, o carro ficou maior e ganhou itens como ar-condicionado de três zonas, memória para assentos dianterios com ajuste eletrônico e um sistema de entretenimento HD de 10 Gb. O porta-malas tem fechamento elétrico e, com bancos na posição normal, acomoda 770 litros

Por R$ 335 mil, essa versão não tem opcionais, mas vem completa. Entre os destaques, farol bixênon direcional, ar-condicionado com três zonas; memória para assentos dianteiros com ajuste eletrônico e um sistema de entretenimento completo. O Comand Online combina funções de telefone e navegação via internet e oferece 10 Gb de armazenagem para músicas e filmes. Duas telas de sete polegadas foram acopladas aos bancos traseiro.

O novo ML 350 BlueEfficiency Sport já está nas concessionárias, mas quem preferir o modelo com motor a diesel, terá que esperar mais. “É preciso que 100% dos postos no Brasil ofereçam o Diesel S50”, afirma Glauci Toniato, gerente de marketing da divisão de automóveis da Mercedes.